Virgem das Dores

  • Museu: Museu de Aveiro
  • Nº de Inventário: 27/B
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Escultura
  • Autor: Não identificado (Oficina de escultura)
  • Datação: Século 18
  • Suporte: madeira; prata
  • Técnica: esculpido; policromia; estofado, dourado
  • Dimensões (cm): Comp. 57 x Alt. 113 x Larg. 43
  • Descrição: Escultura de vulto, em madeira policromada, estofada e dourada, representando Nossa Senhora das Dores, sentada sobre uma base de madeira policromada. A imagem apresenta-se sentada de frente, sobre a base, salientando-se sob a sua túnica os joelhos, e a posição das suas pernas com os pés cruzados; tem o braço direito esticado e a mão direita no peito, com a cara, pescoço e mãos com carnações. Veste uma túnica até aos pés, tapados, e um manto pela cabeça e costas, sobre um véu, que se alonga até ao peito, de tons branco e dourado. A túnica tem uma decoração de motivos vegetalistas dourados sobre fundo azul, sendo debruada a dourado nos pés e no decote do pescoço, é cingida com um cinto dourado com duas pequenas pontas caídas; tem as mangas compridas com pregas até aos punhos. O manto, posto pela cabeça, tem também motivos vegetalistas sobre fundo azul, e é debruado com uma barra dourada a toda a volta, caindo formando leves pregas largas, pelas costas, todo decorado a cheio com os mesmos motivos, sobre um véu pela cabeça, em forma de lenço, que traça à frente no peito, debruado a dourado no interior, que se vê, da parte de trás do corpo da imagem, junto às costas, sob o manto. Nossa Senhora tem a cabeça inclinada sobre a sua direita, com o "olhar em alvo", com sobrancelhas castanhas escuras, olhos escuros, lábios vermelhos, salientando-se um relevo no queixo. Tem como atributos, um resplendor em prata sobre a cabeça e sete espadas de prata, três do seu lado direito e quatro do seu lado esquerdo. (Ver Informação Associada e Representação). A base em que assenta é de madeira com decoração vegetalista, de tons verdes e castanho amarelado, com desenhos de folhas e vegetalistas, até à altura de meio das costas; tem uma forma irregular formando uma espécie de degraus, da base até às costas. Na parte de trás tem uma abertura de forma rectangular, marcada em altura, que está tapada.
  • Origem/Historial: Proveniente do Convento de Jesus de Aveiro (Ordem Dominicana - ramo feminino), possivelmente da Capela de Nossa Senhora das Dores, hoje edesaparecido.
  • Incorporação: Fundo Antigo do Convento de Jesus de Aveiro (da Ordem de S. Domingos, ramo feminino), integrada nas colecções do Museu de Aveiro, quando da sua organização e constituição legal, entre 1911 e 1912.

Bibliografia

  • Catálogo da Exposição "Crowning Glory: Images of The Virgin in The Arts of Portugal", the Newark Museum. Newark, New Jersey: 1997
  • COSTA, CARDOSO DA, Madalena - "A Colecção de Escultura do Museu de Aveiro - historial, proveniência e constirtuição", comunicação nos 30 anos do G.A.A.C., Coimbra, 2008, (em publicação in, Munda. Coimbra: GAAC, 2009-2010
  • EVA, Novembro de 1968: Lisboa, 1968
  • M.C./I.P.M./M. Aveiro (coord. Cláudia Pinho e Melo) - Ourivesaria e Joalharia - Catálogo da Colecção do Museu de Aveiro (em public. 2000-2001).
  • SANTOS, Domingos Maurício Gomes dos (s.j.), 1963-7, O Mosteiro de Jesus de Aveiro, Lisboa: Companhia de Diamantes de Angola, Museu do Dundo.
  • Roteiro do Museu de Aveiro, 2013, Aveiro. DGPC-DRCC, apoio QREN
  • Folheto de Divulgação - M.C. / I.P.M. / Museu de Aveiro - 2001

Exposições

  • Exposição "Crowning Glory: Images of The Virgin in the Arts of Portugal", The Newark Museum

    • Newark, New Jersey
    • Exposição Física

Multimédia

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