Descrição: Escultura de vulto, em madeira policromada, estofada e dourada, representando Nossa Senhora das Dores, sentada sobre uma base de madeira policromada.
A imagem apresenta-se sentada de frente, sobre a base, salientando-se sob a sua túnica os joelhos, e a posição das suas pernas com os pés cruzados; tem o braço direito esticado e a mão direita no peito, com a cara, pescoço e mãos com carnações. Veste uma túnica até aos pés, tapados, e um manto pela cabeça e costas, sobre um véu, que se alonga até ao peito, de tons branco e dourado. A túnica tem uma decoração de motivos vegetalistas dourados sobre fundo azul, sendo debruada a dourado nos pés e no decote do pescoço, é cingida com um cinto dourado com duas pequenas pontas caídas; tem as mangas compridas com pregas até aos punhos. O manto, posto pela cabeça, tem também motivos vegetalistas sobre fundo azul, e é debruado com uma barra dourada a toda a volta, caindo formando leves pregas largas, pelas costas, todo decorado a cheio com os mesmos motivos, sobre um véu pela cabeça, em forma de lenço, que traça à frente no peito, debruado a dourado no interior, que se vê, da parte de trás do corpo da imagem, junto às costas, sob o manto.
Nossa Senhora tem a cabeça inclinada sobre a sua direita, com o "olhar em alvo", com sobrancelhas castanhas escuras, olhos escuros, lábios vermelhos, salientando-se um relevo no queixo.
Tem como atributos, um resplendor em prata sobre a cabeça e sete espadas de prata, três do seu lado direito e quatro do seu lado esquerdo. (Ver Informação Associada e Representação).
A base em que assenta é de madeira com decoração vegetalista, de tons verdes e castanho amarelado, com desenhos de folhas e vegetalistas, até à altura de meio das costas; tem uma forma irregular formando uma espécie de degraus, da base até às costas. Na parte de trás tem uma abertura de forma rectangular, marcada em altura, que está tapada.
Origem/Historial: Proveniente do Convento de Jesus de Aveiro (Ordem Dominicana - ramo feminino), possivelmente da Capela de Nossa Senhora das Dores, hoje edesaparecido.
Incorporação: Fundo Antigo do Convento de Jesus de Aveiro (da Ordem de S. Domingos, ramo feminino), integrada nas colecções do Museu de Aveiro, quando da sua organização e constituição legal, entre 1911 e 1912.
Bibliografia
Catálogo da Exposição "Crowning Glory: Images of The Virgin in The Arts of Portugal", the Newark Museum. Newark, New Jersey: 1997
COSTA, CARDOSO DA, Madalena - "A Colecção de Escultura do Museu de Aveiro - historial, proveniência e constirtuição", comunicação nos 30 anos do G.A.A.C., Coimbra, 2008, (em publicação in, Munda. Coimbra: GAAC, 2009-2010
EVA, Novembro de 1968: Lisboa, 1968
M.C./I.P.M./M. Aveiro (coord. Cláudia Pinho e Melo) - Ourivesaria e Joalharia - Catálogo da Colecção do Museu de Aveiro (em public. 2000-2001).
SANTOS, Domingos Maurício Gomes dos (s.j.), 1963-7, O Mosteiro de Jesus de Aveiro, Lisboa: Companhia de Diamantes de Angola, Museu do Dundo.
Roteiro do Museu de Aveiro, 2013, Aveiro. DGPC-DRCC, apoio QREN
Folheto de Divulgação - M.C. / I.P.M. / Museu de Aveiro - 2001
Exposições
Exposição "Crowning Glory: Images of The Virgin in the Arts of Portugal", The Newark Museum