Técnica: Pintura de fingimentos imitando mármores e gemas, lápis lazuli. Tem douramento.
Dimensões (cm): Alt. 70 x Larg. 60
Descrição: Alçado de perfil recto com integração no vão central de pintura sobre madeira; assenta na base sobre mesa de altar ou armário em forma de arcaz; integra pintura representando a "Descida da Cruz", ladeada por abas em voluta com os enrolamentos junto à base e perfil recto no topo; abas recortadas e emolduradas com filete dourado e interior pintado imitando marmoreado de cor azul. Remate superior triangular com medalhão circular colocado no centro do tímpano, pintado de cor azul escuro a imitar lápiz-lazuli e moldura a dourado; fecha com cruz inscrita em mandorla, recortada e dourada.
Origem/Historial: Movimentação da peça no Museu: - esteve exposta em 1962 na Sala 42 (ver registo fotográfico antigo do Museu). Espaldar com pintura a óleo representando o "Enterro de Cristo" funcionando em conjunto com o suporte na parte inferior definido por um arcaz de sacristia. Peça original do Convento de Jesus de Aveiro. Este espaldar pintado esteve durante anos agrupado individamente a uma mesa de altar.
Incorporação: Transferência por Disposição Legal do Convento de Jesus de Aveiro
Bibliografia
ALMEIDA (O.P.), Frei António José de - "Iconografia insólita em Aveiro: santos alados", in, Actas do IIº Congresso Internacional do Barroco,. Porto: Fac. Letras U.P., 2003
ALVES, Natália Marinho Ferreira - A Arte da Talha no Porto na Época Barroca. Porto: Câmara Municipal do Porto, 1989