Técnica: Entalhamento de elementos a partir do mesmo suporte;
Dimensões (cm): Alt. 245 x Larg. 45 x Diâm. 45
Descrição: Peça cilíndrica com o fuste em espiral subdividida em 7 espiras e base com moldura composta de astrágalo seguido de quarto de círculo concavo-reverso; recamo de elementos entalhados em forma de folhas de parra, cachos de uvas e aves fénix. O fuste da coluna é entalhado em 3/4 da sua superfície ficando uma parte na vertical, correspondente a 1/4 da superfície de revolução, lisa e concavada; remata com moldura composta segundo elemento em colare... Ver maiste com perfuração ao centro e/ou um prumo cilíndrico encaixado nesta perfuração.
O capitel (31a/M) com quem faz conjunto tem secção circular com entalhamento de folhagem de acanto em dois níveis e com quatro volutas nos cantos; o capitel é entalhado em 3/4 do volume total, sendo a rectaguarda lisa e côncava
Origem/Historial: A.N. Torre do Tombo - A.H.M.F. Convento da Madre de Deus de Sá Aveiro - caixa 1853 - capilha 3
A inspeção de Finanças de Aveiro:
O Inspetor de Finanças de Aveiro, processo nº 2882 de 6 de Agosto de 1912, comunica a recusa por parte da Junta de paróquia da Freguesia da Vera Cruz quanto à entrega dos objetos de culto em sua posse, para darem entrada no Museu Regional de Aveiro; em 01/07/1912 Jaime Magalhães Lima remete um requerime... Ver maisnto nº 2110 de 1/07/1912 como Presidente da Comissão nomeada para organizar o Museu, pedindo para que lhe sejam entreguem os pertences do Ex. Convento em poder do Pároco.
O Convento da Madre de Deus de Sá sofreu um incêndio em 12 de Janeiro de 1882; haviam sido descritos um conjunto de bens deste convento no inventário de 1859.
Incorporação: Arquivo Nacional da Torre do Tombo - A.H.M.F. - Convento de Deus de Sá, Aveiro,
Caixa 1853 - Capilha 2
Mandato legal da Direção Geral da Fazenda Pública:
Direção Geral da Administração Política e Civil - nº 8 / processo 977 e Livro 23;
Oficio nº 2739 e livro 22; 3ª repartição da Direção da Fazenda Pública, nº 722 de 611-1912;
Oficio comunicando que a entrega em 14 de Outubro de 1912 ao Museu Regional de Aveiro dos objetos de Culto do Suprimido Convento de Sá de Aveiro.
Direção Geral da Fazenda Pública - nº 3 - processo 37096 - livro s 90 - termo de verificação dos bens pertencentes ao suprimido Convento em 27/03/85 - oficio do delegado do Tesouro de Aveiro, nº 915 de 28 de maio de 85;
Direção Geral da Fazenda Pública , nº2, processo 7394 de 14/12/89, Caixa nº 2 - IV/I/2 (22)
Falecimento da última freira religiosa professa do convento de Sá de Aveiro.
Transferência Legal:
Transferência dos bens da Igreja para o Estado segundo o Dec. de 1910 (que retoma os de 1834), do Convento da Madre de Deus de Sá para o Museu de Aveiro quando da sua constituição.
A 11 de Julho de 1912 foi entregue por despacho do Ministro das Finanças uma tribuna e três altares de talha dourada e pintada do Suprimido Convento de Sá de Aveiro em 1885; estes estavam em posse da Junta da Paróquia da Freguesia da Vera Cruz que "não distribuiu os bens de Sá pelas Igrejas que deles necessitassem deixando-os sem condições algumas, em lugar que queriam fosse da Igraja Matriz que nunca se construiu na Vera Cruz", .in Processo nº 37096-s, livro s 90, pág.3 da Direção Geral da fazenda Pública, em 27/03/85.
Centro de Fabrico: Porto
Bibliografia
ALVES, Natália Marinho Ferreira - A Arte da Talha no Porto na Época Barroca. Porto: Câmara Municipal do Porto, 1989
Catálogo da Exposição "Robert C. Smith, 1912-1975 - A Investigação na História de Arte". Lisboa: Fundação Caloust Gulbenkian, Serviço de Belas Artes, Arquivo, 2000
Inventário das Imagens, paramentos, alfaias e outros móveis, pertencentes ao Convento de Jesus de Aveiro. Fotocópiado do manuscrito: 04/03/1874
ROCHA, Hugo Cálão - O Convento da Madre de Deus de Sá em Aveiro: Dos objectos às devoções - um espólio do Museu de Aveiro, (relatório final de estágio do Mestrado em História e Património (ramo de especialização em Mediação Patrimonial) da Fac. Letras da U.P.. Porto: Fac. Letras U.P. (policopiado), 2009
Exposições
A Investigação na História de Arte
Fundação Calouste Gulbenkian, Serviço de Belas Artes, Lisboa