Arribana
-
Museu: Museu de Aveiro
-
Nº de Inventário: 40/M
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Autor desconhecido (Entalhador)
-
Datação: Século 18/19
-
Suporte: madeira
-
Técnica: ensamblagem de elementos estruturais e aplicação de camada cromática.
-
Dimensões (cm): Alt. 51 x Larg. 154 x Prof. 95
-
Descrição: Peça tridimensional em madeira policromada com detalhes entalhados e dourados e representação pictórica figurativa pintada e policromada.
Peça constituida por duas partes: a base e a cobertura. Base paralelepipédica, definida por quatro abas laterais recortadas e afastadas do chão, com quatro pés e vão no interio; as abas laterias têm pintura figurativa representando paisagens campestres aplicadas sobre a madeira representando: homens trajanjo gabão ou capa escura sobre os ombros com chapéus de aba larga e vegetação envolvente.
Peça que teve acrescentos de peças entalhadas e douradas provenientes de outras peças: as abas douradas que rematem o telhado / corpo de fecho superior, são referidas na ficha de inventário como podendo ser provenientes da Capela dos Santos da Ordem.
-
-
Origem/Historial: Esta peça era constituida por fragmentos de outras peças lavradas tembém em madeira; alguém fez o conjunto que posteriormente sofreu outars alterações: foi lhe retirada a base, elementos em talha dourada na cobertura, etc. Em 1942 esteve exposta na sala das Artes Decorativas/Sala de Arte Sacra; em 1990 esteve em Reserva; em 1987 foi colocada na sala dos presépios, actual sala 30 no 1º piso, ala nascente.
Em 2016 está em reserva no piso 2 da ala poente do Museu.
-
Incorporação: Mandato legal.
Transferência do Convento de Jesus de Aveiro
-