Descrição: Escultura de vulto, em barro cozido policromado, de médias dimensões, à maneira do trabalho dos barristas aveirenses, representando o arcanjo São Miguel vestido de guerreiro, com capacete, um elmo, e com asas nas costas, o que o distingue de São Jorge. (Ver Representação> Iconografia).
A figura apresenta-se de frente, de pé, com o braço direito levantado e o esquerdo a meio do corpo. Veste armadura de guerreiro romano de corpo com decoração relevada dourada sobre o verde escuro e saia com decoração de estofado policromado - verde, vermelho, amarelo, azul, dourado - (características da decoração barroca, nomeadamente na escultura em barro ou madeira produzida em Aveiro), e calçando botas escuras, acinzentadas, com decoração de traços dourados, e debruadas a vermelho, na parte superior. Na cabeça tem um elmo cinza, com decoração dourada e pala vermelha, com uma pluma. Por cima da armadura de guerreiro, leva uma capa vermelha, que escorrega sobre o seu braço esquerdo.
A escultura de vulto, de pé, de frente, pois num conjunto de "nuvens" ou "volutas estilizadas" de barro policromado cinza escura, e assenta numa base ovalada, quase oitavada, com decoração marmoreada de vermelho e branco.
As suas mãos segurariam dois atributos (dois elementos associados à figura do arcanjo São Miguel), que já não tem. (Ver Representação> Iconografia).
Origem/Historial: Proveniente do Convento de Jesus de Aveiro.
Incorporação: Fundo Antigo do Convento de Jesus de Aveiro, na origem do Museu de Aveiro (instalado em 1911, e criado legalmente, em 1912. (Ver Observações).
Centro de Fabrico: Região Centro
Bibliografia
GONÇALVES, António Manuel - Roteiro do Museu de Aveiro. Aveiro: 1960