Descrição: Escultura de vulto, em barro policromado, representando o mártir São Sebastião.
A imagem de S. Sebastião apresenta-se de pé, de frente, nu, apenas com um cendal branco à cintura, encostado e preso a um tronco de árvore, enraizado num morro de terra, conforme a sua iconografia. (Ver Representaçao - Iconografia), com o braço direito levantado preso a um galho desse tronco, e o braço esquerdo descido com a mão apoiada a um galho do mesmo tronco, com os golpes no peito e pernas visíveis, deles escorrendo sangue, bem como com os pulsos cortados também com sangue. A cara tem o "olhar para o alto", com o queixo levantado, com os lábios vermelhos e os olhos escuros. Na cabeça tem um resplendor em forma de crescente, de prata. Assinado e Datado, na base: "Pedro Serrano / 1856"
Origem/Historial: Proveniente de colecção particular de Arnilde Alberto Casimiro Marques, de Aveiro.
Este objecto está relacionado com os seguintes objectos (2.0):
Nº de inventário: S/ nº Inv.); Denominação: Base de madeira (retirada qdº da última colocação em Exposição Perm. em 2/4/1995); Localização: Museu de Aveiro (Reservas)
Nº de inventário: S/ nº Inv.; Denominação: Redoma de vidro (retirada qdº da última colocação em Exposição Perm. em 2/4/1995); Localização: Museu de Aveiro (Reservas)
Incorporação: Aquisição a Arnildo Alberto Casimiro Marques (Aveiro), pelo Museu de Aveiro em 31 de Dezembro de 1948.
Centro de Fabrico: Região Centro
Bibliografia
M.C./I.P.M./M. Aveiro (coord. Cláudia Pinho e Melo) - Ourivesaria e Joalharia - Catálogo da Colecção do Museu de Aveiro (em public. 2000-2001).