Descrição: Conjunto escultórico, em barro policromado, representando o Arcanjo São Rafael e o pequeno Tobias.
São Rafael veste túnica, com saiote e capa, sobreposta de manto de peregrino e dá a sua mão direita ao pequeno Tobias, que tem junto de si do seu lado direito. (Ver Iconografia).
A túnica tem decoração estofada policromada e dourada de flores azuis, vermelhas, entre outras; apresenta-se com mangas curtas deixando a descoberto os braços, estando o esquerdo partido, até abaixo dos joelhos, com desenhos de motivos vegetalistas dourados formando uma barra em baixo, cingida na cintura com uma faixa enrolada (de fundo beje com decoração de escocês - Ver Iconografia), onde enrola a ponta do manto vermelho, que tem pelas costas, e cai atrás até ao chão.
Por cima da túnica cobrindo os ombros, tem uma capa azul debruada a ouro, fechada à frente no peito, deixando os braços descobertos, estando o direito partido.
Por baixo da túnica tem um saiote, azul com decoração de pequenas flores dourados, com decoração de desenhos vegetalistas dourados, formando uma barra a toda a volta, semelhante à da túnica, que deixa as pernas a descoberto, calçando sandálias à romana, vermelhas.
Nas costas tem duas asas, cada uma das quais com penas vermelho e azul,, de Arcanjo. (Ver Iconografia)
Apresenta cara e pernas com carnações. Tem o cabelo castanho claro, com risca ao lado, enrolado para dentro atrás, à "pagem".
Tobias veste uma túnica, com mangas curtas deixando os braços a descoberto, vermelha com desenhos dourados, com barra a toda a volta, formada por um conjunto de desenhos vegetalistas dourados, com debrum dourado, calçando sandálias vermelhas, `*a romana". Tobias tem o cabelo com risca ao lado, castanho claro.
O conjunto assenta numa base de forma irregular representando o chão, castanho e verde.
Origem/Historial: Proveniente do Convento das Salésias (Ordem Salesiana - ramo feminino) de Lisboa.
Incorporação: Transferência dos bens da Igreja para o Estado segundo o Decreto de 1910 (que retoma os de 1834), neste caso do Convento das Salésias de Lisboa, para o M. Avº, qdº da sua constituição (1911-1912).
Centro de Fabrico: Região Centro
Bibliografia
COSTA, CARDOSO DA, Madalena - "A Colecção de Escultura do Museu de Aveiro - historial, proveniência e constirtuição", comunicação nos 30 anos do G.A.A.C., Coimbra, 2008, (em publicação in, Munda. Coimbra: GAAC, 2009-2010
Exposições
: “O Natal e suas Figuras” - Exposição de Presépios e Figuras de Natal encenadas e instaladas em maquinetas, das coleções do Museu de Aveiro