Presépio (iconográfico)
-
Museu: Museu de Aveiro
-
Nº de Inventário: 216/B
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Não identificado (Barristas Nacionais)
-
Datação: Século 18 a.C/19
-
Suporte: barro, madeira, vidro, outros
-
Técnica: esculpido
-
Dimensões (cm): Comp. 151,5 x Alt. 138,5 x Larg. 84
-
Descrição: Grupo escultórico de um Presépio em maquineta de madeira, constituído pelas figuras de Nossa Senhora e de São José em madeira (Ver imagens) e restantes em barro, constutuido ainda por arbustos em diversos materiais.
As figuras de Nossa Senhora e S. José tem vestes em madeira policromada azul decoração estofada de dourado; e o Menino Jesus está deitado. Os Reis Magos em barro policromado, não vidrado, primam pela policromia vermelha.
Dentre as figuras populares, encontram-se pastores, um casal de "serlvagens", com vestes de "homem-verde"; e além delas, no meio da vegetação em madeira e simulacro de musgo, objectos em vidro.
Todo o conjunto permite presumir que foi sendo acrescentado ao longo dos tempos, como era costume neste tipo de presepios em maquinetas das casas conventuais.
-
-
Origem/Historial: Proveniente do Convento de S. João Evangelista (Ordem Carmelita - ramo feminino) de Aveiro.
-
Incorporação: Mandato legal: transferência dos bens da Igreja para o Estado segundo o Decreto de 1910 (que retoma os de 1834), neste caso do Convento das Carmelitas de Aveiro, para o Museu Aveiro, quando da sua constituição, em 1911-1912.
-