Descrição: Escultura de vulto, jacente, em barro policromado, representando Santa Maria Madalena, em êxtase. (Ver Representação > Iconografia)
A figura da Santa está estendida ao comprido com os braços abertos, em êxtase. Santa Madalena veste um vestido comprido até aos pés com decoração policromada, em castanho alaranjado, estofada, de flores vermelhas e folhas verdes, e dourada, deixando ver o pé direito descalço, sobreposto de um manto cor-de-laranja debruado a dourado estendido por baixo de si, à largura de toda a imagem. Tem os cabelos compridos quase até meio do corpo, castanho bastante claros, quase loiro, Apresenta cara e braços com carnações.
Origem/Historial: Proveniente do Convento de Jesus, de Aveiro.
Esta obra está relacionada, museologicamente com uma maquineta em madeira dourada, da coleção do Museu, onde esteve colocada e exposta. (Ver Observações).
Incorporação: Fundo Antigo do Convento de Jesus de Aveiro.
Centro de Fabrico: Centro
Bibliografia
COSTA, CARDOSO DA, Madalena - "A Colecção de Escultura do Museu de Aveiro - historial, proveniência e constirtuição", comunicação nos 30 anos do G.A.A.C., Coimbra, 2008, (em publicação in, Munda. Coimbra: GAAC, 2009-2010