Moldura
-
Museu: Museu de Aveiro
-
Nº de Inventário: 233/M
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18
-
Suporte: Madeira de castanho
-
Técnica: pintura de dourado aplicada sobre camada monocromática
-
Dimensões (cm): Larg. 176
-
Descrição: Peça poligonal em madeira pintada e de secção rectangular composta de três elementos; a organização destes paineis obedece a um esquema decorativo com base no imitar de tecido de fundo monocromático e de cor vermelha com desenho de flores inscritas em reserva e ladeadas de ramagens a dourado pintadas sobre o fundo e com puncionado.
Formulário decorativo: A ornamentação dos paineis utiliza motivos vegetalistas, tais como as folhas de acanto e flores variadas: rosas, peónias e papoulas de desenho estilizado e camada cromática de cor azul, vermelha e riados brancos; estas flores são aplicadas sobre fundo azul claro formando um arranjo agrupado inscrito em reserva com contorno linera a azul escuro; estas reservas inscreven-se ao centro de cada um dos paineis.
-
-
Origem/Historial: De acordo com os manuscritos de Alberto Souto há referências a uma porta que separava a ala das celas do corredor do 1º andar da ala poente do edifício que teria um forro ou moldura em madeira pintada; há referência a outras portas de Capelas no Claustro também forradas com tabuados pintados e ou janelas. A confirmar. Ver Rangel de Quadros, 1894 (?) in "Memórias de Aveiro - O Mosteiro de Jesus", policopiado, pág.ª 143.
Este objecto está relacionado com os seguintes objectos provenientes do Convento das Carmelitas de Aveiro: camarim e mesa de altar agrupados e inventariados c/os numeros de inventario 6/M e 6a/M; a camada cromatica e os motivos decorativos de flores em reserva e tratamento cromatico aplicado relacionam estas tabuas com este conjunto retabular que alberga a sagrada familia c/ nº de inv. 133/B.
Ver Rangel de Quadros, na pagina 143, quando este se reporta a Capela no Convento das Carmelitas respetivamente a uma porta de camarim... a confirmar.
Capelas do claustro do Mosterio de Jesus:
Nº de inventário: 56/M e 57/M ?? 58/M, 60/M;
Denominação: Capelas do Claustro;
Localização: Claustro do Museu
-
Incorporação: Transferência por Disposição Legal
-
Bibliografia
- ALVES, Natália Marinho Ferreira - A Arte da Talha no Porto na Época Barroca. Porto: Câmara Municipal do Porto, 1989
- OUDINOT, Rangel de Quadros - Notas sobre o Mosteiro de Jesus
- SANTOS, Domingos Maurício Gomes dos (s.j.), 1963-7, O Mosteiro de Jesus de Aveiro, Lisboa: Companhia de Diamantes de Angola, Museu do Dundo.