Descrição: Peça que serve de suporte a vela ou tocha; é constituda por base, haste e copo com arandela móvel em metal. O tocheiro é em madeira entalhada e dourada e a arandela em metal batido, cinzelado e recortado.
Morfologia:
Tem base triangular assente em três pés; o desenho da base é reentrante, recortado e vasado no plano inferior formando um prisma triangular que se prolonga até à intersecção com a haste.Haste em forma de balaustrada composta segundo três registos: o inferior é decorado com folhagem miuda de acanto e enrolamentos em auricular nas três arestas seguido de elementos fitomórficos; o intermédio é saliente formando curva em "S"invertido; o superior é bojudo com folhagem concheada nas três faces; segue-se-lhe um disco recortado e encimado por três segmentos cilíndricos que unem ao extremo superior da haste.
Bocal entalhado e de desenho reentrante com copo de arandela. Arandela de metal, amovível e decorada com folhas de loureiro ligadas pelo pedúnculo na parte inferior da peça.
Origem/Historial: Estes tocheiros formam um conjunto de seis e integram um crucifixo ou Cruz de Assento com nº inv. 236f/M com a qual formam a banqueta de Altar; seriam destinados ao Altar-mor da Igreja de Jesus.
Incorporação: Transferência por Disposição legal do Convento de Jesus de Aveiro