Capela da Sagrada Família
-
Museu: Museu de Aveiro
-
Nº de Inventário: P.I. 100
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Autor desconhecido (Arquitectura)
-
Datação: Século 16
-
Suporte: pedra
-
Técnica: esculpido
-
Dimensões (cm): Alt. 251 x Diâm. > 159
-
Descrição: A Capela da Sagrada Família fecha as capelas do Claustro, do antigo Convento de Jesus de Aveiro (Ver Origem/ Historial).
O portal da Capela é é em pedra calcária que foi na origem policromada, policromia da qual ainda apresenta vestígios. com um arco de volta inteira (p.I.101). A decoração na pedra nas laterais é uma decoração de motivos geométricos, sendo o seu interior decorado com albarradas com flores, e motiovos escultóricos vegetalistas,...
Ver mais carcaterísticas da decoração "Renascença coimbrã".
O arco apresenta uma inscrição latina, em letras capitais romanas, em relevo, que remete para um versículo do Evangelho de São Mateus, Mt 1, 18 (P.I. 101 - Ver Inscrições)
O interior da capela é revestido a azulejos policromos, azuis, brancos e amarelos, do séc. XVII até meio da altura das paredes. NNa parede lateral direita tem um nicho-oratório em talha dourada (r. D. Pedro II, 1675-1705) deste período (MA 74/M) onde se expõe a imagem de São José (MA 321/B); este nicho.oratório está ladeado por duas pias de água-benta, em pedra calcária branca, relativamente recentes (P.I. 102 e P.I. 103). Fechar
-
-
Origem/Historial: "In situ", Capela que fecha o Claustro do antigo Convento de Jesus de Aveiro, dando ainda hoje acesso ao Coro-baixo, pelo seu interior.
O interior da capela revestido a azulejos do séc. XVII e com um nicho-oratório c/ a imagem de São José, do séc. XVII_XVII, na origem teve um retábulo em talha dourada com imagens da Sagrada Família, do "barroco pedrino".
Devido a essa substituição de retábulo e imagem, a Capela da Sagrada Famíli...
Ver maisa é hoje por vezes denominada também, Capela de São José.
Por seu turno, João Augusto Marques GOMES (o 1º director do Museu de Aveiro), denomina esta Capela de Capela de Jesus, Maria e S. José (ou Sagrada Família), de acordo com o conteúdo da inscrição no arco de ingresso. (Ver P.I. 101)
Fechar
-
Incorporação: Fundo patrimonial de origem do Convento de Jesus de Aveiro. (Ver Observações).
-
Centro de Fabrico: Região Centro
Bibliografia
- GOMES, J. Marques - "História do Museu Regional de Aveiro (1911-1921)". Aveiro: Campeão das Prov¿incias, 1921
- GONÇALVES, António Manuel - Roteiro do Museu de Aveiro. Aveiro: 1960
- GONÇALVES, António Nogueira - Inventário artístico de Portugal- Distrito de Aveiro - zona sul, Academia Nacional de Belas Artes. Lisboa, vol. VI: 1959
- SANTOS, Domingos Maurício Gomes dos (s.j.), 1963-7, O Mosteiro de Jesus de Aveiro, Lisboa: Companhia de Diamantes de Angola, Museu do Dundo.
- Roteiro do Museu de Aveiro, 2013, Aveiro. DGPC-DRCC, apoio QREN