Retábulo de altar de Nossa Senhora do Rosário
-
Museu: Museu de Aveiro
-
Nº de Inventário: 69/M
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1681/1685
-
Suporte: Madeira de castanho
-
Técnica: Ensamblagem e entalhamento da madeira; entalhes diversos.
-
Dimensões (cm): Alt. 550 x Larg. 350 x Prof. 140
-
Descrição: Retábulo de planta convexa e estruturado segundo um só tramo vertical.
No corpo central abre-se um vão de acentuada profundidade concebido como nicho para albergar a escultura de vulto pleno representando Nossa Senhora do Rosário c/ nº inv.º 198/B.
O nicho é delimitado por um par de ilhargas laterais colocadas em chanfro com dois pares de colunas cada; estes planos oblíquos cortam em ângulo convexo o tramo central do retábulo; lateralmente e em plano avançado um par de colunas de fuste liso com divisão do 1º terço inferior em forma de anel com folhas lanceoladas a dourado; as colunas têm aplicação cromática de cor azul imitando "Lápis -Lázuli" com recamo serpenteado de grinaldas de flores entalhadas e douradas; as colunas são encimadas por capitel coríntio, entalhado e dourado; em plano recuado um outro par de colunas idênticas às avançadas.
O retábulo integra 15 pinturas - uma pintura sobre cobre, integrada na predela e a eixo da composição e outras 14 pinturas sobre tábua, de pequena dimensão e distribuidas da seguinte forma: nas ilhargas, correndo de permeio a cada um dos pares de colunas, duas fiadas de cinco pinturas cada; segue-se a predela ou banco com três divisórias, sendo duas laterais de menor dimensão que enquadram uma pintura sobre tábua; uma divisória central com enquadramento de três pinturas sobre tábua sendo a pintura central de leitura vertical e as laterais de leitura horizontal.
Intercalam as divisórias um conjunto de quatro mísulas com entalhamento nos topos de cabeças de anjo aladas. Estas cabeças de anjo estão aplicadas em pares nas mísulas centrais; aplicaçao de cabeça de anjo singular a meio de cada misula lateral.
O corpo do retábulo assenta sobre o sota-banco estando-lhe adossado a mesa de altar em forma de "s" invertido c/ nº de Invº 69a/M.
O remate ou ático do retábulo apresenta um prolongamento acentuado do tramo central contribuindo para a dinamização do alçado; este elemento de fecho projecta-se para além do plano retabular e avança junto ao tecto da Capela. O desenho do ático é o de um frontão interrompido destacando-se um par de anjos de vulto pleno, colocados nos extremos e ao centro a composiçãouma relevada inscrita em raiado dourado; ladeiam esta composição um par de aletas com camada cromática imitando marmoreados de cor vermelha e laivos brancos assentes sobre o entablamento.
No plano do tecto da Capela em forma de dossel / baldaquino foi aplicado painel semi-circular em madeira pintado de cor carmim e ramos de flores recortados e pintados a dourado; a contornar uma moldura entalhada e dourada com grinalda de flores suspensas sobre o bordo da composição.
-
-
Origem/Historial: Proveniente do Convento de Jesus de Aveiro
-
Incorporação: Disposição Legal/ Transferência
-
Bibliografia
- SERRÃO, Vitor - A Pintura Proto-Barroca em Portugal, 1612-1657: 1992
- SOUSA, Frei Luis de - História de S. Domingos. Porto: Lello, 1977