Mesa de Altar da maquineta - relicário da Capela de Nossa Senhora do Rosário
-
Museu: Museu de Aveiro
-
Nº de Inventário: 71/M
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1750
-
Suporte: Madeira,
-
Técnica: Ensamblagem e entalhamento da madeira
-
Dimensões (cm): Alt. 405 x Larg. 220 x Prof. 90
-
Descrição: Mesa de altar: alçado de perfil avultado em forma de "S" invertido com tampo de mesa plano e colocado em plano avançado; a mesa de altar funciona adossada ao sotobanco ou pedestal da maquineta relicário; a maquineta relicário que se lhe sobrepõe funciona à retaguarda constituindo o conjunto retábular.
Tem ornamentação pintada imitando jaspes coloridos: painel central com medalhão eliptíco e camada cromática imitando "lápis lazuli", emoldurado...
Ver mais com filete dourado e laçaria superior, recortada e vasada sobre um fundo pintado imitando marmoreado rosa com laivos a ocre; os extremos superiores da mesa rematam com um par de cabeças aladas esculpidas em alto relevo e com aplicação de dourado nas asas;
Gramática decorativa: sobrepõem se ao alçado da mesa elementos recortados em forma de auriculares, enrolamentos e grinaldas.
Retábulo de planta convexa e estruturado segundo um só tramo vertical.
No corpo central abre-se um nicho de acentuada profundidade, delimitando esta abertura um par de ilhargas laterais colocadas em chanfro com dois pares de colunas cada; estes planos oblíquos cortam em ângulo convexo o tramo central do retábulo; lateralmente e em plano avançado um par de colunas de fuste liso com divisão do 1º terço inferior em forma de anel com folhas lanceoladas a dourado; as colunas têm aplicação cromática de cor azul imitando "Lápis -Lázuli" com recamo serpenteado de grinaldas de flores entalhadas e douradas; as colunas são encimadas por capitel coríntio, entalhado e dourado; em plano recuado um outro par de colunas idênticas às avançadas.
O retábulo integra nas ilhargas, correndo de permeio a cada um dos pares de colunas, duas fiadas de cinco pinturas cada, sendo estas sobre tábua e de pequena dimensão. Segue-se a predela ou banco com três divisórias: duas laterais de menor dimensão que enquadram uma pintura sobre tábua; uma divisória central com enquadramento de três pinturas sobre tábua sendo a pintura central de leitura vertical e as laterias de leitural horizontal; intercalam as divisórias um conjunto de quatro mísulas com entalhamento nos topos de cabeças de anjo aladas aplicadas em pares nas mísulas centrais e singulares nas mísulas dos extremos da predela.
O corpo do retábulo assenta sobre o sota-banco estando-lhe adossado a mesa de altar em forma de "s" invertido.
O remate ou ático do retábulo apresenta um prolongamento acentuado do tramo central contribuindo para a dinamização do alçado; este elemento de fecho projecta-se para além do plano retabular e avança junto ao tecto da Capela. O desenho do ático é o de um frontão interrompido destacando-se um par de anjos de vulto pleno, colocados nos extremos e ao centro a composição relevada de inscrito em raiado dourado; ladeiam esta composição um par aletas com camada cromática imitando marmoreados de cor vermelha e laivos brancos assentes sobre o entablamento.
No plano do tecto da Capela em forma de dossel / baldaquino foi aplicado painel semi-circual em madeira pintado de cor carmim e ramos de flores recortados e pintados de dourado; a contornar uma moldura entalhada e dourada com grinalda de flores suspensas sobre o bordo da composição. Fechar
-
-
Origem/Historial: Proveniente do Convento de Jesus de Aveiro
-
Incorporação: Disposição Legal/ Transferência
-
Bibliografia
- SANTOS, Domingos Maurício Gomes dos (s.j.), 1963-7, O Mosteiro de Jesus de Aveiro, Lisboa: Companhia de Diamantes de Angola, Museu do Dundo.