Técnica: Ensamblagem e entalhamento da madeira com camada cromática
Dimensões (cm): Alt. 22222 x Larg. 2222
Descrição: Retábulo de perfil recto e estruturado segundo um só tramo vertical.
No corpo central abre-se um arco com espaldar plano com camada cromática a imitar marmoreado sobre o qual adossa uma figura de corpo inteiro em alto relevo, esculpida, dourada e estofada, representando Santo Agostinho; suporta esta figura uma mísula colocada em plano inferior que avança sobrepondo-se à moldura inferior do vão.
Nas ilhargas um par de colunas com o fuste decorado no 1º terço inferior com ramagens entrelaçadas por caules finos e ao centro uma estes planos oblíquos cortam em ângulo convexo o tramo central do retábulo; lateralmente e em plano avançado um par de colunas de fuste liso, com aplicação de cor imitando "Lápis -Lázuli" e capitel coríntio, dourado; o corpo do retábulo assenta sobre o sota-banco estando-lhe adossado a mesa de altar em forma de "s" invertido.
O remate ou ático do retábulo apresenta um frontão interrompido que funciona como prolongamento do plano retabular. Este frontão termina num enrolamento duplo com um prisma triangular invertido ao centro.
Origem/Historial: De acordo com o inventário dos objectos expostos de 20 de Outubro de 1922 do Museu Regional de Aveiro consta o retábulo de Santo Agostinho (n.º inv.º 75/M) como peça exposta no "Vestíbulo e Corredor do primeiro pavimento" numerado com o n.º 1 e proveniente do Colégio das Urselinas de Coimbra.
Incorporação: Disposição Legal/ Transferência
Centro de Fabrico: Desconhecido
Bibliografia
Inventário de 1922
Inventário de 1942
SANTOS, Domingos Maurício Gomes dos - O Mosteiro de Jesus - Estudos de História (Ultramarina e Continental), vol. II /1. Lisboa: 1967
GOMES, Marques, “Museu Regional de Aveiro”, in, Ilustração Moderna, ed. Marques Abreu, Porto, 1º ano 1926, nº 1, Maio.