Descrição: Escultura de vulto em madeira policromada (pintada), representando a figura de um frade dominicano. O frade apresenta-se de frente, vestindo o hábito dominicano, branco, com capa preta (Ver Representação), e capuz que cai pelas costas, com os dois braços erguidos, com a mão direita aberta, para segurar um objecto que no presente lhe falta, e segurando um livro fechado na mão esquerda, com o braço dobrado para dentro sobre o peito. A imagem assenta numa peanha de forma poligonal de cor azul esverdeada, debruada a dourado, com decoração de motivos vegetalistas na face frontal.
Origem/Historial: Proveniente ou do Convento de Jesus de Aveiro, da Ordem dominicana, ou de outro convento dominicano. Num caso ou noutro encontra-se há décadas colocado num dos nichos laterais do Coro-alto do antigo Convento.
Incorporação: Fundo de origem do Museu de Aveiro. (Observações). Ou das colecções do antigo Convento de Jesus de Aveiro, ou de outro convento dominicano, incorporado nas colecçºoes do Museu (como dito em Origem/ Historial).