Descrição: Escultura de vulto, em madeira policromada representando São Francisco de Assis. Figura de corpo inteiro, de frente, vestindo o hábito de franciscano, castanho, preso por um cordão dourado, acima da cintura, com três nós, na ponta caída lateralmente, como a túnica em pregas ao alto até aos pés, descalços, dos quais se vê o direito, avançando à frente. Tem a cara com barba e bigode e cabeça tonsurada. Sobre a qual tem um orifício para colocação de um resplendor de prata com pedraria que lhe pertence. (Ver Elementos de um Conjunto).
Na mão direita segura um crucifixo, seu atributo e tem o braço esquerdo levantado com a mão no peito, (Ver Iconografia).
A escultura assenta numa peanha de secção paralélipipédica, de madeira dourada, com decoração de motivos geométricos, estriados, ao alto de feição maneirista.
Origem/Historial: Proveniente do retábulo do altar-mor da Igreja do Convento de Jesus de Aveiro.
(Esta imagem, em 1922, conforme o Inv. desta data, já se encontrava no altar - mor, da Igreja de Jesus de Aveiro, no nicho superior do lado esquerdo).
Incorporação: Fundo Antigo do Convento de Jesus de Aveiro.
Bibliografia
COSTA, CARDOSO DA, Madalena - "A Colecção de Escultura do Museu de Aveiro - historial, proveniência e constirtuição", comunicação nos 30 anos do G.A.A.C., Coimbra, 2008, (em publicação in, Munda. Coimbra: GAAC, 2009-2010
EVA, Novembro de 1968: Lisboa, 1968
M.C./I.P.M./M. Aveiro (coord. Cláudia Pinho e Melo) - Ourivesaria e Joalharia - Catálogo da Colecção do Museu de Aveiro (em public. 2000-2001).