Nossa Senhora da Soledade (atribuído)
-
Museu: Museu de Aveiro
-
Nº de Inventário: 230/B
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Trabalho português (Oficina de escultura)
-
Datação: Século 19
-
Suporte: madeira
-
Técnica: esculpido, madeira dourada e policromada
-
Dimensões (cm): Comp. 65 x Alt. 150 x Larg. 40
-
Descrição: Imagem de roca, processional com estrutura em madeira, representando Nossa Senhora da Soledade (Ver Representação).
A figura de Nossa Senhora apresenta-se de pé, de frente, com cara e mãos com carnações, com os braços com as mãos cruzadas à frente, com vestido de seda lilás, com capa branca bordada, na borda, a ouro, por cima, pela cabeça, sobre véu e coifa, e pelas costas.
A estrutura interior tem um corpo decotado e de alças pintado de cor - de - rosa, com saia pintada de cor escura, sobre a qual veste vestido e saiote de algodão, (Ver Observações: família de têxteis, 403/C), por cima da qual veste o vestido de seda lilás, com ornamento de laçada de seda branca com pontas caídas com franjas, bordada, com pedraria, na cintura à frente, e por cima o manto branco bordado. (sobre a simbologia das cores, Ver Representação).
Sobre a cabeça tem um resplendor de prata, em forma de meia lua, com estrela no interior, com pedraria cor - de rosa, e nas mãos segura três cravos de prata, com pedras de cor - de - rosa lilás, seus atributos, (Ver Representação e Observações: 121/D e 72/D, 73/D e 74/D, respectivamente).
-
-
Origem/Historial: Proveniente do Convento de Jesus, de Aveiro. (Ordem Dominicana - ramo feminino), da Cappela do Senhor dos Passos.
O retábulo de Nossa Senhora da Soledade encontra-se actualmente ana Capela do Senhor dos Passos do antigo Convento de Jesus. Senhora da Soledade, termo que, em português, se confunde com saudade, significa a solidão de Nossa Senhora após a morte de Cristo e a Sua descida da cruz, de que os cravos são símbolo.
A imagem, do século XIX, é uma imagem de roca, vestida de roxo, cor da Paixão de Cristo, concebida para ser exposta neste altar. O roxo é também a cor do tecido que envolve as pedras semipreciosas incrustadas em prata, os cravos que tem nas mãos, seu atributo. Pertence-lhe o resplendor em prata com pedras da mesma cor.
O frontal da mesa de altar, as estruturas laterais do retábulo envidraçado e o remate superior, em madeira, com decoração vegetalista e de concheados em talha dourada e policromada que imita os mármores, são ornatos e decoração rocaille.
-
Incorporação: Fundo Antigo do Convento de Jesus de Aveiro.
-
Bibliografia
- Roteiro do Museu de Aveiro, 2013, Aveiro. DGPC-DRCC, apoio QREN
- PEREIRA, Diana Rafaela, Imagens de Vestir em Aveiro: A Escultura Mariana - Do Século XVII à Contemporaneidade - Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto em História da Arte Portuguesa [texto policopiado], Porto, 2014, pp. 3, 162, 170, 233-266.