Virgem da Soledade (atribuído)
-
Museu: Museu de Aveiro
-
Nº de Inventário: 229/B
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Trabalho português (Oficina de escultura)
-
Datação: Século 18/19
-
Suporte: madeira
-
Técnica: Imagem de roca
-
Dimensões (cm): Comp. 54 x Alt. 117 x Larg. 26
-
Descrição: Imagem de vestir, processional, com cara, corpo e membro esculpidos em madeira, representando Nossa Senhora da Soledade (Ver Representação).
A figura de Nossa Senhora apresenta-se de pé, de frente, com os braços abertos, com cara e mãos com carnações, sobre a qual veste vestido, sobreposto de capa.
Tem vestido de seda rosa, bordado a fio de prata, sobre veste interior de saiote brancos, em tecido de algodão e rendas, sobreposto de um manto de seda lilás, também bordado a fio de prata (sobre a simbologia das cores, ver Representação).. A imagem tem carnações de cara, braços e mãos e pés, que calçam sandálias esculpidas em madeira, de madeira, e assenta numa base de madeira em forma de solo com vegetação de cor verde e castanha.
O conjunto por sua vez assenta numa base de madeira de forma rectangular, pintada de castanho dourado.
-
-
Origem/Historial: Proveniente da Igreja da Sé de Aveiro (a Igreja da actual Sé de Aveiro, é a Igreja do antigo Convento de Nossa Senhora da Misericórdia, da Ordem Dominicana masculina, em Aveiro).
-
Incorporação: Mandato legal: Transferência dos bens da Igreja para o Estado, pelo Decreto de 1910 (que retoma os de 1834), neste caso da Igreja da actual Sé de Aveiro, para o Museu de Aveiro, qdº da sua constituição (1911-1912)
-
Bibliografia
- EVA, Novembro de 1968: Lisboa, 1968
- PEREIRA, Diana Rafaela, Imagens de Vestir em Aveiro: A Escultura Mariana - Do Século XVII à Contemporaneidade - Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto em História da Arte Portuguesa [texto policopiado], Porto, 2014, pp. 3, 162, 170, 233-266.