Descrição: Escultura de vulto em madeira policromada representando São Mateus. São Mateus apresenta-se de pé, de frente, inclinado sobre a sua esquerda, segurando na mão direita um livro (do seu Evangelho), e tendo junto de si, junto às suas pernas direitas, a representação de uma figura humana, neste caso de uma criança, nua, um e outro, Evangelho e criança, seus atributo e símbolo (Ver Representação / Iconografia).
São Mateus veste túnica, comprida, até aos pés, descalços, castanha, debruada a azul, sobreposta de uma capa, azul mais claro, debruada a vermelho, o mesmo da capa do livro, que apresenta escrita pintada (mas sem leitura).
A escultura assenta numa base, também em madeira policromada, de azul esverdeado, e dourada, de secção quase trapezoidal, mas rectangular, com a face frontal sobredecorada de motivos florais e vegetalistas, em talha dourada.
Na cabeça, tonsurada, o Santo apresenta um furo, para colocação do resplendor, que no presente não tem.
Origem/Historial: Proveniente da Sé de Aveiro. (Ver Incorporação e Bibliografia).
Incorporação: Transferência dos bens da Igreja para o Estado, pelo Dec. de 1910 (que retoma os de 1834), neste caso da Sé de Aveiro, para o Museu de Aveiro, qdº da sua constituição (1911-1912).
Bibliografia
Inventário de Bens da Fabrica da Sé Episcopal d' Aveiro, feito em 1869. Aveiro: 1869