Descida da Cruz

  • Museu: Museu de Aveiro
  • Nº de Inventário: 142/A
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Pintura
  • Autor: Domingos Lopes (Pintor)
  • Suporte: Tela
  • Técnica: Óleo
  • Dimensões (cm): Alt. 89 x Larg. 218
  • Descrição: Cristo morto, deitado num lençol (corpo paralelo ao lado inferior do quadro). Tem o rosto virado para o seu lado direito. Junto ao seu braço direito, três pregos. Enquadram a figura de Cristo três figuras ajoelhadas e inclinadas sobre o corpo da figura central: ao centro, a Virgem com as mãos postas; à dir., junto a seus pés, Maria Madalena; à esq., chorando, S. João que segura a coroa de espinhos e a ponta do lençol. Larga moldura, de talha dourada, profusamente decorada, com o nº de invº 50/M.
  • Origem/Historial: Segundo o que refere Rangel de Quadros (QUADROS, p.138) esta pintura foi oferecida ao Convento de São João Evangelista de Aveiro, de Carmelitas Descalças, em 1732, sendo colocada sobre a grade do coro de cima. Foi o seu doador o sétimo Duque de Aveiro, D. Gabriel de Lencastre Ponce de León Manrique de Lara Cardenas Giron e Aragão, filho segundo da Duquesa D. Maria de Guadalupe, o qual, após dirimir diversas questões relativas à posse da Casa de Aveiro, a tomará plenamente por Carta Régia, em 2 de Junho de 1732. Regressado de Madrid neste mesmo ano, a sua oferta à localidade cabeça do ducado patenteava o interesse, generosidade e dedicação que lhe dedicava, aliada ao facto de a própria fundação deste convento estar ligada à Casa Ducal (quer pela via de Dona Beatriz Manrique de Lara e Meneses quer do seu testamentário, o duque D. Raimundo). Após a extinção das Ordens, em 1834, o Convento de S. João Evangelista sofre as consequências gerais do decreto e, nacionalizados que foram os seus bens, o edifício conventual é parcialmente demolido em 1905, após ter sido entregue à edilidade aveirense (1902). Com esta subtracção, o coro de cima é destruído passando entretanto a pintura ao recem fundado museu de Aveiro (1911). Neste tem estado quase sempre em exposição permanente.
  • Incorporação: Proveniente do Convento de São João Evangelista, Aveiro, tem como incorporação o denominado "Fundo Antigo do Museu".

Bibliografia

  • CHRISTO, António - Calendário Histórico de Aveiro. Aveiro: C.M.A., 1987
  • GOMES, J. Marques - "História do Museu Regional de Aveiro (1911-1921)". Aveiro: Campeão das Prov¿incias, 1921
  • QUADROS, Rangel de - AVEIRO - Apontamentos históricos. (Aveiro): policopiado, 1978
  • REAU, Louis - Iconographie de l' Art Chrétien, vol I a III. Paris: P.U.F., 1958-1959
  • "Ribera, La Piedad". Madrid: Museo Thyssen-Bornemisza, 2003
  • BELINQUETE, José Martins. "As Carmelitas em Aveiro – Ontem e Hoje". Aveiro: Edições Sinai, 1996
  • NEVES, Francisco Ferreira. "Uma poesia relativa às festas da posse da Casa e Ducado de Aveiro em 1732. In: "ADA", vol. XX, 1954. Coimbra: Francisco Ferreira Neves, 1954. Pp. 137-153

Obras relacionadas

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