Capela de Santa Joana Princesa
-
Museu: Museu de Aveiro
-
Nº de Inventário: 180/M
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1730/1734
-
Suporte: Madeira de castanho
-
Técnica: Entalhamento e ensamblagem de elementos em madeira
-
Dimensões (cm): Alt. 1111 x Larg. 111 x Prof. 1111
-
Descrição: Conjunto em talha dourada e policromada que reveste os paramentos da sala de lavor do convento de Jesus, e se estende pelo teto pintado de brutescos; este revestimento integrado em talha dourada ainda in situm, apresenta estrutura arquitectónica caracterizadamente barroca encontrando-se inserida desde a oriegm, no espaço conventual dedicado a partir de 1490, ao culto de Santa Joana. No lintel da porta de entrada para a Capela/sala de lavor, existe uma data de 1734, data esta inscrita a vermelho na face interior do lintel e ao centro deste..
O revestimento das paredes da sala está organizado em dois níveis: basamento ou lambril a revestir os quatro lados da sala, formado por paineis de rótulados e acantos, entalhados e dourados; paramento superior a revestir os quatro lados da sala, organizado em arcos de volta inteira encimados por sanefas e apoiados sobre pilastras misuladas.
O tecto é repartido em caixotões decorados com pinturas polícromas de grotesco/brutesco e estrutura em artesoado com elementos triangulares e em losango definidos por molduras compostas.
-
-
Origem/Historial: Na origem, este espaço esteve destinado, no Convento de Jesus, a Sala de Lavor.
Este espaço, posteriormente, durante um breve período ainda foi cartório do convento.
Por circunstâncias do seu estado de saúde, a Princesa Santa Joana foi acomodada nesta sala quando contraiu a doença, tuberculose, local onde morreu.
Deste modo, esta sala logo se transformou num local de devoção à Princesa, beatificada em 1693, tendo sido remodelado e enriquecido com talha e pinturas sobre a sua vida em 1734, conforme regista a data do lintel da porta. (Ver M.A. 238/M)
-
Incorporação: Transferência por Disposição Legal
-
Bibliografia
- SANDÃO, Artur de - O Móvel pintado em Portugal. Barcelos: Editora do Minho, 15 de Dezembro 1966
- SANTOS, Domingos Maurício Gomes dos - Mosteiro de Jesus de Aveiro. Lisboa: Companhia de diamantes de Ang., 1967