Técnica: esculpido; policromia, estofado e dourado, aplicação de pedraria
Dimensões (cm): Comp. 58 x Alt. 113 x Larg. 32
Descrição: Escultura de Vulto em madeira policromada, estofada e dourada representando Santa Joana Princesa, vestindo o hábito de dominicana, com túnica, capa e véu.
Esta imagem de Santa Joana Princesa é constituída por duas partes: a escultura de vulto de Santa Joana, do séc. XVII, e a base em que assenta, que lhe é posterior, do séc. XVIII.
A escultura de vulto da Santa apresenta-se de frente, vestindo o hábito de dominicana, com túnica, em madeira dourada estofada, com motivos vegetalistas, caindo em pregas até aos pés, tapando-os, decorada com com uma barra a toda a volta, com "relevos aplicados" e pedrarias, que se repete nas mangas largas, do tipo das do séc. XVII, deixando ver o interior; por cima da túnica à frente tem o escapulário, também em madeira dourada, (sendo o forro, de que se vê a ponta direita à frente, dobrada, em madeira estofada, igual à túnica), decorado com "relevos aplicados" e pedrarias, formando uma decoração de motivos vegetalistas, e alguns geométricos. Por cima tem uma capa, em madeira dourada e estofada, no exterior e no interior, pelas costas, apertando à frente, junto ao pescoço, onde fecha, decorada aí com pedrarias aplicadas, que cai atrás até meio das pernas; a capa vem à frente do lado direito, sendo segura pela mão da princesa junto ao corpo. Sobre a cabeça tem um véu até aos ombros, que tapa a coifa de senhora, característica do séc. XVII, encimada por uma coroa de espinhos, em prata, seu atributo pessoal.
Apresenta cara e mãos com carnações e segura nos braços uma cruz de prata; Atrás da cabeça tem um resplendor de prata, radiado, com pedra preciosa ao meio. (Ver Elementos de Conjunto - 215/D e Iconografia).
(Ver Elementos de Conjunto e Representação)
Base de secção trapezoidal, com a aplicação escudo de armas, em lisonja, na frente, encimada por coroa aberta, ao meio, (Ver Heráldica), ladeada por motivos vegetalistas em madeira dourada e policromada, segura por dois anjos tenentes, nus, com carnações, com tira de madeira dourada ao peito, no corpo, com uma coroa aberta junto da parte inferior do corpo de cada anjo, de cada lado. A lisonja assenta o vértice inferior noutra coroa, fechada, tendo mais duas, uma de cada lado, na parte superior da base, junto à(s) cabeça(s) respectivamente de cada anjo (Ver Datação).
Origem/Historial: Proveniente do Convento de Jesus de Aveiro (Ordem Dominicana - ramo feminino) - encomenda do séc. XVII.
Esta imagem, originalmente feita para o altar da invocação de Santa Joana, na Igreja do Convento de Jesus, foi usada nas cerimónias da beatificação da Princesa (1693), que decorreram em Aveiro, em 1695.
O seu lugar de destaque, no altar lateral mais rico da igreja de Jesus (Ver Localização) e diante da porta exterior, onde ainda hoje se encontra, completado pela riqueza da imagem, ficar-se-á a dever à expansão do culto e devoção de Santa Joana após a sua beatificação.
Incorporação: Fundo Antigo do Convento de Jesus de Aveiro (Ver Observações)
Bibliografia
COSTA, CARDOSO DA, Madalena - "A Colecção de Escultura do Museu de Aveiro - historial, proveniência e constirtuição", comunicação nos 30 anos do G.A.A.C., Coimbra, 2008, (em publicação in, Munda. Coimbra: GAAC, 2009-2010
LE GAC, Agnès - Techniques des "borderies d'application" - Étude préliminaire ", in, Actas do Congresso de Policromia ( Programa Raphael), Lisboa, 29 a 31 Out. 2002. Lisboa: I.P.C.R. / Programa Raphael, (em public.)
MADAIL, A.G. da Rocha - Iconografia da Infanta Santa Joana Princesa", in Arquivo do Distrito de Aveiro, Vol.XVIII,pp.186-276: 1952
MADAÍL, A.G. Rocha - "Iconografia da Infanta Santa Joana", in, A.D.A., vol. XXIII. Aveiro: 1957
MOURA, Carlos - "Evolução da Policromia Barroca" (apresentação de resultados do grupo de trabalho histórico - artístico", in, Actas dp Congresso de Policromia (Programa Raphael), Lisboa, 29 a 31 Out. de 2002. Lisboa: I.P.C.R. / Prpgrama "Raphael", (em public.)
Policromia, Actas do Congresso, Lisboa, 29 a 31 Out. 2002. Lisboa: I.P.C.R. / Programa Raphael, 2004
Roteiro do Museu de Aveiro, 2013, Aveiro. DGPC-DRCC, apoio QREN
Catálogo da Exposição "Santa Joana de Aveiro - Devoção e Festa", 2016, Aveiro: Museu de Aveiro, 12 de Maio -28 de Agosto.