Dimensões (cm): Comp. Conjunto: 61,5 x Alt. 54,5 x Larg. 54 x Diâm. Esfera: 52,5 x Esp. Escudo: 9
Descrição: Pedra de Armas de D. Manuel de Noronha ( 1551 e 1569 ) adossadas a uma esfera. Relevado sobre uma placa aproximadamente quadrangular, de ponta redonda, o escudo está encimado pela divisa do antístite, uma estrela em chefe e o chapéu prelatício. A esfera apresenta-se lisa, na metade superior, sugerindo a imagem de um guizo. Encontra-se fragmentada na parte inferior, mostrando uma perfuração central, provavelmente para saída de água.
Origem/Historial: A pedra de armas de D. Manuel de Noronha, Bispo de Lamego entre 1551 e 1569, encontrava-se, inicialmente, a encimar um tanque de mármore, com duas taças, mandado executar pelo prelado, no lugar do Rossio de Lamego para receção das águas do monte Santo Estevão. Segundo D. Joaquim de Azevedo, esta obra seria mais tarde substituída por um chafariz de cantaria. Aquando da abertura da estrada nacional, esta fonte foi desmantelada, tendo-se apenas conservado as armas prelatícias que hoje se encontram à guarda do Museu de Lamego.
Incorporação: Desconhecido: entrou no museu após ter sido desmantelada a fonte a que pertencia, situada no rossio da cidade.
Bibliografia
AZEVEDO, D. Joaquim - Historia Eclesiastica da Cidade e Bispado de Lamego. Porto: 1877
LARANJO, F. J. Cordeiro - Museu de Lamego. Lamego: C.M.Lamego, 1991
RIBEIRO, Agostinho - "Arqueologia" in Museu de Lamego. Roteiro. Lisboa: IPM/Museu de Lamego, 1998
DUARTE, Marco Daniel - Armas de D. Manuel de Noronha in NA ROTA DAS CATEDRAIS. CONSTRUÇÂO [D]E IDENTIDADES (Roteiro). Direção-Geral do Património Cultural, Secretariado Nacional dos Bens da Igreja (Org.), Palacio Nacional da Ajuda, 2018 (28 Jun - 30 Set)
Exposições
NA ROTA DAS CATEDRAIS. CONSTRUÇÕES [D]E IDENTIDADES