Descrição: Peça de frente recortada, costas direitas, decote em bico com base truncada. Veludo vermelho escuro, apresentando apenas os sebastos e zonas laterais ao decote em tecido lavrado no qual se destacam sobre um fundo de seda vermelha, flores polilobadas de pequena dimensão em veludo, associadas a ramos decepados com três folhas cada, estes em lhama dourada.
Galão de fio laminado e lâmina de ouro com efeito decorativo concheado, aplicado em volta do decote e no perímetro da peça. Um outro galão, mais largo, contorna o sebasto prolongando-se paralelamente ao decote, sendo igualmente aplicado no corte à altura do peito.
Forro de tafetá de seda rosa.
Origem/Historial: Proveniente do Convento das Salésias de Lisboa.
Incorporação: Disposição legal. Esta peça, proveniente do Convento das Salésias, de Lisboa, vem referida numa listagem de peças cedidas ao Museu de Aveiro, em 1913, pela Comissão Jurisdicional das Extintas Congregações Religiosas, pertencentes aos conventos das Salésias e das Trinas, de Lisboa. Para esta autorização contribuiu a intervenção do Professor Doutor Barbosa de Magalhães, deputado de origem Aveirense.