Técnica: esculpido com policromia e decoração de estofado.
Dimensões (cm): Comp. xx x Alt. xx x Larg. xx
Descrição: Escultura de vulto em barro policromado, representando Santa Luzia. A figura apresenta-se de pé, de frente, envergando vestido, de cor esverdeada com a parte superior do corpete e a saia comprida, até aos pés, calçados, de que se vê a ponteira dos mesmos, e com decoração policroma de estofado; vestido de meia manga, com o debrum vermelho, sobreposta de uma capa de cor avermelhada sublinhada com motivos vegetalistas dourados e debruada a dourado sobre as costas até aos pés, cobrindo-os, caindo à frente, sobre os seus braços. A cara e as mãos, em bom estado, são em tom das carnações, com os olhos e lábios bem sublinhados, bem como o nariz e boca, e o pescoço deixado a nu pelo decote redondo do vestido, sem gola; o cabelo castnho, cai pelas costas em forma de tufo de "rabo de davalo" ou "trança" mas sem entrançado, e não se distinguindo nehuma foiita, nem laço, logo, tratando-se de uma composição de penteado natural. Na sua mão esquerda a Santa segura uma taça com pé, sobre a qual estão pousados dois olhos, símbolos do seu martírio, e seus atributos. (Ver Representação> Iconografia).
A escultura assenta numa base de forma trapezoidal, quase oitavada, com uma decoração de "marmoreado", em vermelho e branco.
Origem/Historial: Proveniente do Convento de São João Evangelista (Carmelitas Descalças), Aveiro.
Incorporação: Transferência legal, dos bens da Igreja para o Estado segundo o Decreto de 1910 (que retoma os de 1834), neste caso, do Convento das Carmelitas de Aveiro, para o Museu de Aveiro, quando da sua constituição (1911, instalação, 1912, criação legal).