Cristo Ressuscitado (iconográfico)
-
Museu: Museu de Aveiro
-
Nº de Inventário: 91/B
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Não identificado (Oficina de escultura)
-
Datação: Século 18
-
Suporte: madeira
-
Técnica: esculpido com policromia.
-
Dimensões (cm): Comp. 20 x Alt. 41 x Larg. 13
-
Descrição: Escultura de vulto em madeira policromada e dourada representando Cristo Ressuscitado. Jesus Cristo apresenta-se de pé, de frente, em tronco e membros do corpo nus, apenas com um cendal branco à cintura e ventre, colocado com dobras e vestido como uns calções, com pés com sandálias, sendo que o da esquerda não está completo, assente numa base em forma de pedra terrosa (de feição naturalista), de cor cinzenta, ainda que se assemelhando a umas nuvens pelaas suas formaas dde ondas. De cabelos castanhos que caem até aos ombros e costas, e barbas (de adulto), comporta ainda uma capa do seu ombro e braço direito, pelas costas, cobrindo-as até à sua esquerda, de tom rosa velho por dentro (que na origem poderá ter sido, púrpura), e com decxoração vermelha com morivos dourados, de oração estofada, por fora, notória e em bom estado, nas costas.
De pé, tem o seu brraço direito elevado, com a mão em posição de "abençoar", enquanto o outro braço, que deveria segurar outro objecto, está felectido, mas para baixo.
-
-
Origem/Historial: Proveniente do Convento das Salésias, de Lisboa.
-
Incorporação: Transferência legal dos bens da Igreja para o Estado (Dec. de 1910, que retoma os de 1834), para o Museu de Aveiro.
Esta escultura de vulto é proveniente do Convento das Salésias de Lisboa, extinto no séc. XIX, e terá entrado nas coleções do Museu, em 1913 ou 1914, no contexto da ação desenvolvida pelo Dr. José Maria Vilhena Barbosa de Magalhães (jurisconsulto, advogado, Aveiro) junto da Comissão Jurisdicional das Extintas Congregações Religiosas (Lisboa), com vista o enriquecimento das coleções do recém-instalado e criado Museu de Aveiro (1911-1912), com a integração de outras obras de arte, de feição religiosa (temática, materiais e funções) similar, às da origem do Museu, provenientes de outros conventos extintos de Lisboa.
-
Centro de Fabrico: Lisboa / Sul