São Francisco Xavier
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Museu: Museu de Aveiro
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Nº de Inventário: 2/B
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Super Categoria:
Arte
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Categoria: Escultura
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Autor:
Autor desconhecido (Oficina de escultura)
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Datação: Século 19
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Suporte: madeira
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Técnica: esculpido com policromia.
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Dimensões (cm): Comp. 23 x Alt. 63,5 x Larg. 17
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Descrição: Escultura de vulto, em madeira policromada, representando Sao Francisco Xavier, santo jesuita, vestindo o habito de batina, da Ordem, da epoca. Contrariamente as ordens monasticas ou conventuais, a Ordem da Companhia de Jesus, nao vivia num mosteiro, nao reunia a capitulo, pois nasceu com o carisma de fazer o seu trabalho 'no mundo'; podendo ainda, devido ao seu voto de obediencia ao Papa, os seus membros 'formando um corpo para a Missao', ser...
Ver mais enviados para qualquer canto do mundo, onde fosse 'mais urgente, mais necessario e mais universal'.
Como homens religiosos preparados para andar no mundo (outra das caracteristicas da Ordem, e ser apenas masculina), vestiam-se a maneira do mundo, da sua epoca. No caso, e como nesta imagem de S. Francisco Xavier, uma batina preta (ate aos pes), com gola, debruada a dourado, a unica nota decorativa da veste. E calçavam sapatos, vendo-se nesta escultura, um mais saliente.
Apresenta-se de frente, com as maos cruzadas, ao peito (uma atitude orante), nao apresenta outros atrubutos, nem reliquias, que normalmente lhe estao associadas.
A face, a cara, em carbaçao, foi esculpida com os olhos furados, com olhos de vidro, inseridos pelo interior da caveça. Fechar
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Origem/Historial: Proveniente do Convento das Salésias, de Lisboa
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Incorporação: Transferência legal, dos bens da Igreja para o Estado (Dec. de 1910, que retoma os de 1834), neste caso para o Museu de Aveiro.
Esta escultura de vulto é proveniente do Convento das Salésias de Lisboa, extinto no séc. XIX, e terá entrado nas coleções do Museu, em 1913 ou 1914, no contexto da ação desenvolvida pelo Dr. José Maria Vilhena Barbosa de Magalhães (jurisconsulto, advogado, Aveiro) junto da Comissão Jurisdicional das Extintas Congregações Religiosas (Lisboa), com vista o enriquecimento das coleções do recém-instalado e criado Museu de Aveiro (1911-1912), com a integração de outras obras de arte, de feição religiosa (temática, materiais e funções) similar, às da origem do Museu, provenientes de outros conventos extintos de Lisboa.
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Centro de Fabrico: Lisboa / Sul