Descrição: Escultura de vulto em madeira policromada, estofada e dourada, representando um Anjo.
O Anjo apresenta-se de frente, com a sua perna esquerda de joelhos e a perna direita flectida, com os braços abertos, ao alto sobre o seu lado direito. Poderia ou não, na origem segurar algum objecto (mesmo de carácter ‘luminário’, embora não seja, em si mesmo, um anjo candelário, apesar da postura e abertura das mãos). Veste uma túnica com decoração de motivos florais policromada e dourada, realçada por uns botões dourados. Nas costas tem asas.
Anjo esculpido em madeira policromada e dourada, com asas nas costas, inseridas com espigão; também os membros superiores e inferiores, não foram esculpidos numa só peça de madeira.
Origem/Historial: Segundo a tradição no Museu, este anjo e o seu par e os do seu conjunto são provenientes do Convento de Jesus de Aveiro. (Ver Incorporação).
Em 2009, o autor Hugo Cálão Rocha, na sua dissertação de mestrado avançou a hipótese de ser(em) proveniente(s) do extinto Mosteiro da Madre de Deus, de Sá, Aveiro.
(Ver Observações).
Incorporação: Fundo antigo do Convento de Jesus de Aveiro. (Observações).
Bibliografia
ROCHA, Hugo Cálão - O Convento da Madre de Deus de Sá em Aveiro: Dos objectos às devoções - um espólio do Museu de Aveiro, (relatório final de estágio do Mestrado em História e Património (ramo de especialização em Mediação Patrimonial) da Fac. Letras da U.P.. Porto: Fac. Letras U.P. (policopiado), 2009
Exposições
: “O Natal e suas Figuras” - Exposição de Presépios e Figuras de Natal encenadas e instaladas em maquinetas, das coleções do Museu de Aveiro