Virgem da Piedade
-
Museu: Museu de Aveiro
-
Nº de Inventário: 166/B
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Trabalho português (Escultor)
-
Datação: Século 18
-
Suporte: madeira
-
Técnica: esculpido; policromia, estofado e dourado
-
Dimensões (cm): Comp. 116 x Alt. 69 x Larg. 45
-
Descrição: Escultura de vulto, em madeira estofada e policromada representando Nossa Senhora da Piedade.
Nossa Senhora, com expressão dolorosa, está sentada, de frente, com o seu Filho no regaço, nos joelhos, seguro pelos seus braços, para Quem olha. Veste túnica policromada com decoração estofada de motivos vegetalistas verde e dourados, até aos pés, com barra dourada a toda a volta, que se vê abaixo dos seus joelhos, com as mangas compridas com pregas junto aos pulsos; por cima da túnica tem um manto policromado com decoração estofada azul e dourada, pela cabeça até ao joelhos, também debruada a dourado, com motivos de estrelas no exterior, e vegetalistas no interior; com um lenço branco sobre a cabeça que traça à frente no peito, vendo-se o decote a direito do vestido em tom amarelado. No regaço, sobre o manto tem um lençol policromado azul claro com motivos dourados para envolver Jesus, com as pontas seguras no ombro direito de Jesus pela mão de Nossa Senhora e na outra mão com a mão esquerda de Nossa Senhora. Jesus tem o corpo ao atravessado sobre o colo de Nossa Senhora, com a cabeça caída sobre a sua direita, com cabelos compridos até aos ombros e costas, barbas e bigode castanhos, com um cendal branco, atado à cintura. Tem os pulsos cortados, com sangue a escorrer, bem como do peito até à cintura, e nos braços.
Nossa Senhora tem cara e mãos com carnação, bem como Jesus Cristo.
A conjunto escultórico assenta numa base de madeira policromada de verde, de forma irregular.
-
-
Origem/Historial: Proveniente do Convento de Jesus de Aveiro (Ordem Dominicana - ramo feminino).
-
Incorporação: Fundo Antigo do Convento de Jesus de Aveiro (da Ordem de S. Domingos, ramo feminino), integrada nas colecções do Museu de Aveiro, quando da sua organização e constituição legal, entre 1911 e 1912.
-
Bibliografia
- M.C./I.P.M./M. Aveiro (coord. Cláudia Pinho e Melo) - Ourivesaria e Joalharia - Catálogo da Colecção do Museu de Aveiro (em public. 2000-2001).
- SANTOS, Reynaldo dos - A Escultura em Portugal. Lisboa: Bertrand, 2º vol., 1950