Tocheiro
-
Museu: Museu de Aveiro
-
Nº de Inventário: 234a/M
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18
-
Suporte: madeira de castanho
-
Técnica: Entalhamento da madeira e cobertura de gessada para aplicação da folha de ouro
-
Dimensões (cm): Alt. 105 x Diâm. 33
-
Descrição: Peça que serve de suporte a vela ou tocha; é constituda por base, haste e copo com arandela móvel.
Tem base circular assente em três pés em forma de bolacha; o desenho da base é reentrante e preenchido com caneluras em positivo e negativo segmentadas a 1/3 da altura por uma cúpula que se lhe sobrepõe; este elemento em cúpula é decorado com folhas lanceoladas, recortadas e ondeladas definindo uma cercadura se prolongam até à intersecção com a haste; une a base à haste um anel com perolado entalhado e dourado; haste em forma de balaustre com bojo junto à base, seguido de um corpo esguio decorado com caneluras e subdividido por um anel em duas partes iguais; o bojo da haste é decorado com folhas lanceoladas idênticas às da base e colocadas em sentido invertido relactivamente a estas.
Copo de arandela com dois nós ornamentados, o inferior em forma de bolacha com cercadura de perlado e o superior com gola de perfil recto sobre bojo decorado com canelados. Arandela de metal, amovível e decorada com folhas de loureiro ligadas pelo pedúnculo na parte inferior da peça.
-
-
Origem/Historial: Os tocheiros têm na base, na parte interior / posterior da base do tocheiro uma inscrição com a indicação "Túmulo"; conjunto de oito elementos idênticos entre si.
-
Incorporação: Transferência por Disposição legal do Convento de Jesus de Aveiro
-