Base ou peanha
-
Museu: Museu de Aveiro
-
Nº de Inventário: 242/M
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1725/1740
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 22 x Larg. 27 x Prof. 40
-
Descrição: Base de secção rectangular, de corpo único, recortada e vasada no plano inferior; tem quatro faces profusamente entalhadas, recortadas e de desenho reentrante;
as faces opostas são simetricamente iguais; as quatro arestas verticais do corpo são recortadas e emolduradas com volutas em chamfro e nos dois pontos mais salientes têem recamo de flores miudas entalhadas e douradas; entre as vieiras inscrevem-se quatro medalhões dourados com uma reserva plana ao centro e moldura em auricular, com elemento pendente em forma de borla ou tulipa invertida;
ladeiam estas volutas dois pares de concheados ou vieiras emoldurados por elementos em auricular;
remata o corpo da peça um elemento rectangular com dimensões inferiores às do plano horizontal da base, em forma de almofada, saliente e com bordo boleado; este é policromado, dourado e estofado; o desenho é inspirado em motivos vegetalistas imitando um tecido florido do qual se destacam alguns elementos em relevo e grafismos em puncionado;
a secção do plano da base é superior á secção do plano de topo;
-
-
Origem/Historial: A peça corresponde a um pequeno pedestal de suporte a uma imagem devocional, mas a sua forma é tão dinâmica e sinuosa que lembra uma peça de joalharia ou um pequeno cofre revestido por um metal nobre, texturado e brilhante: a folha de ouro.
O trabalho de escultura em madeira é nesta peça muito expressivo, sendo os elementos entalhados de inspiração naturalista. As conchas são enquadradas por enrolamentos em auricular imitando a anatomia humana aliada à natureza.
A história de arte definiu este gosto com o termo rococó, o qual deriva do francês rocaille, e que em português significa“concha”.
Nesta peanha é expressivo este concheado nos elementos que recortam o corpo central da peça, ficando em destaque as linhas ondeadas associadas aos elementos decorativos florais. Não há lugar a superfícies vazias de decoração e a peça funciona como uma escultura tridimensional.
O valor simbólico da peça transmite o valor económico do seu encomendante, dados os materiais nobres empregues, e neste caso é uma peça proveniente de um conjunto que poderá ter pertencido a uma Capela integrada no Convento de Jesus, das Dominicanas de Aveiro.
Deste período do Rococó existem algumas Capelas in situ, visitáveis ao longo do percurso permanente de visita do Museu de Aveiro / Santa Joana que nos merecem especial referência e cuja gramática decorativa equivale ao que nesta peanha, em formato mais condensado, se representa.
-
Incorporação: Transferência / Disposição Legal
-