Vaso com composição floral
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Museu: Museu de Aveiro
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Nº de Inventário: 101/M
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Super Categoria:
Arte
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Categoria: Escultura
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Autor:
Autor desconhecido (-)
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Datação: Século 19
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Suporte: Madeira de castanho
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Técnica: Entalhamento de elementos a partir do mesmo suporte;
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Dimensões (cm): Alt. 430 x Larg. 340
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Descrição: Peça tridimensional com face principal entalhada e o verso liso; representa um vaso com base semi-circular e orla rectilínea seguida de colo reentrante e colarinho de perfil recto; segue o bojo do vaso entalhado em gomos com sulcos concavados e molduras em arco; sobrepõe a este friso conjunto de cinco estrias verticais que rematam com bordo boleado;
um arranjo floral composto por flores abertas e em volvo, rosas e tulipas, completam a composiç...
Ver maisao; as flores estão dispostas em leque com gradação de tamanhos e segundo cinco caules; a folhagem intercalada forma um tufo junto ao bordo do vaso. Estes elementos florais são entalhados na madeira, vasados e recortados.
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Origem/Historial: O Coro- Alto da Igreja das Carmelitas foi demolida em 1905, no entanto esta peça deve ter pertencido ao Convento e como tal poderá ter estado situada numa zona de entrada do Convento ou local de passagem e/ou de recepção.
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Incorporação: Mandato legal.
Transferência dos bens da Igreja para o Estado segundo o Dec. de 1910 (que retoma os de 1834), do Convento de São João Evangelista de Aveiro para o Museu de Aveiro quando da sua cons
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Bibliografia
- ALVES, Natália Marinho Ferreira - A Arte da Talha no Porto na Época Barroca. Porto: Câmara Municipal do Porto, 1989
- QUADROS, Rangel de - AVEIRO - Apontamentos históricos. (Aveiro): policopiado, 1978