Brasão
-
Museu: Museu de Aveiro
-
Nº de Inventário: 105/M
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 19
-
Suporte: Madeira de castanho
-
Técnica: Entalhamento de elementos a partir de um suporte único;
-
Dimensões (cm): Alt. 430 x Larg. 340
-
Descrição: Peça tridimensional representando um escudo partido recortado na madeira e assimétrico em relação à pala; tem esculpidas no 1º campo (á esquerda) as cinco chagas de Cristo representadas a dourado sobre fundo vermelho; no 2º campo (á direita) as armas de Portugal com sete castelos e as cinco quinas carregadas com os respectivos cinco bezantes; estes elementos são dourados sobre fundo vermelho; Por timbre dois braços, um dos braços está despido e o outro está revestido com manga.
A cartela tem desenho assimétrico, sendo recortada por motivos rocaille de inspiração vegetalista: folhas de acanto em voluta no 1º campo e no vértice inferior da cartela; rocalhas em voluta no 2º campo e no vértice inferior em sentido oposto. Divide a cartela um friso liso e dourado, colocado na vertical da composiçao e de secçao retangular, dito em "pala".
-
-
Origem/Historial: Deverá ter pertencido ao Convento de Santo António e São Francisco de frades franciscanos situado fora de muros ou seja na parte Sul-Oeste da cidade de Aveiro. O extinto Convento de Frades Franciscanos conserva a Igreja e parte do claustro e sacristia bem como a Igreja de Santo António contígua a esta de São Franscisco.
-
Incorporação: Mandato legal.
Transferência dos bens da Igreja para o Estado segundo o Dec. de 1910 (que retoma os de 1834), do Convento de São João Evangelista de Aveiro para o Museu de Aveiro quando da sua constituiçao.
-
Bibliografia
- ALVES, Natália Marinho Ferreira - A Arte da Talha no Porto na Época Barroca. Porto: Câmara Municipal do Porto, 1989
- Catálogo da Exposição "Robert C. Smith, 1912-1975 - A Investigação na História de Arte". Lisboa: Fundação Caloust Gulbenkian, Serviço de Belas Artes, Arquivo, 2000
- Inventário das Imagens, paramentos, alfaias e outros móveis, pertencentes ao Convento de Jesus de Aveiro. Fotocópiado do manuscrito: 04/03/1874
- QUADROS, Rangel de - AVEIRO - Apontamentos históricos. (Aveiro): policopiado, 1978