Técnica: esculpido; policromia, estofado e dourado
Dimensões (cm): Comp. 18 x Alt. 38 x Larg. 13
Descrição: Escultura de vulto, em madeira policromada, dourada e estofada, representando São Cristovão, com o Menino Jesus às cavalitas.
A figura do Santo apresenta-se de frente, a caminhar, com o Menino Jesus 'Salvator Mundi' (ou seja de pé, com a mão direita, aqui, partida, que deveria estar a abençoar, e com o 'bolbo terráqueo', uma esfera, aqui vermelha, na mão esquerda), sobre o seu ombro esquerdo; o braço direito tem-no ao alto, emposição de segurar um objecto, que poderá ter sido um bastão; a mão deste braço, contudo, está deteriorada com os dedos partidos.
(Ver Representação> Iconografia).
O Santo apresenta-se com cabelo e barbas e bigode, olhando para o alto, e tem as calças arregaçadas até ao joelho, com os pés descalços. Veste túnica, com as mangas arregaçadas até ao cotovelo, ambas as peças nos tons verdes e amarelados, apresentando na frente, no peito, decoração estofada, de flores e folhas. Por cima enverga um manto de cor vermelha, seguro no seu braço esquerdo, que cai pelas costas até aos pés, com decoração estofada e dourada.
A imagem assenta numa base de madeira em forma de solo da terra, que completa o conjunto escultórico.
Origem/Historial: Proveniente do Convento das Salésias, de Lisboa
Incorporação: Transferência de convento extinto de Lisboa para o Estado / Mandato legal (1910).
Terá entrado nas coleções do Museu, em 1913 ou 1914, no contexto da ação desenvolvida pelo Dr. José Maria Vilhena Barbosa de Magalhães (jurisconsulto, advogado, Aveiro) junto da Comissão Jurisdicional das Extintas Congregações Religiosas (Lisboa), com vista o enriquecimento das coleções do recém-instalado e criado Museu de Aveiro (1911-1912), com a integração de outras obras de arte, de feição religiosa (temática, materiais e funções) similar, às da origem do Museu, provenientes de outros conventos extintos de Lisboa.
Exposições
: “O Natal e suas Figuras” - Exposição de Presépios e Figuras de Natal encenadas e instaladas em maquinetas, das coleções do Museu de Aveiro