Pavilhão de sacrário
-
Museu: Museu de Aveiro
-
Nº de Inventário: 195/C
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Têxteis
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 19
-
-
Técnica: Tecido: cetim
Bordado: directo a pontos de seda
Galão: tecido
Forro: sarja
-
Dimensões (cm): Alt. 168 x Larg. 230
-
Descrição: Peça de cetim de seda lisa bordada a sedas policromas, constituída por uma parte superior de formato cónico, destinada a cobrir a cúpula do sacrário, e uma inferior com franzido e abertura verical formando duas cortinas, destinada a cobrir o corpo da peça. Na parte da cúpula, um galão de seda divide a peça em vários gomos e rematando igualmente a base, sendo acrescido de uma curta franja. Ramagens de flores variadas e muito garridas (rosas, cravos, amores-perfeitos, miosótis, etc) formam uma barra na metade inferior da cúpula.
As cortinas, franzidas sob o remate da franja, apresentam motivos florais idênticos aos da cúpula sendo os cantos assinalados por ramalheres de maior dimensão. Contorna o perímetro das cortinas um galão dourado.
No topo da peça, orifício para encaixar no remate do sacrário. Contorno de orifício superior com galão.
A parte superior da peça apresenta forro de sarja de algodão branco. Parte das cortinas forrada com tafetá de algodão branco, e sobre este um tecido de seda lavrado com motivos geométricos.
Uma fita de nastro consolida a união das duas partes, as quais apresentam três aberturas de grande dimensão caseadas.
-
-
-
Incorporação: Transferência/Disposição legal. Proveniente do Convento das Salésias, Lisboa.
Vem citado numa listagem de objectos e paramentos que vieram de conventos de Lisboa para o Museu de Aveiro por intermédio de Barbosa de Magalhães, sendo o nº 4 dessa lista.
-