Pano de Adoração da Cruz
-
Museu: Museu de Aveiro
-
Nº de Inventário: 230/C
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Têxteis
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 19
-
-
Técnica: Tecido: lavrado
Bordado directo a pontos de ouro e de seda
Forro: tafetá
-
Dimensões (cm): Alt. 145 x Larg. 96
-
Descrição: Peça de formato rectangular em seda branca bordada. Tecido base em seda lavrada com motivo de pluma de pequena dimensão que se repete formando linhas verticais. Uma grande moldura ovalada, bordada a sedas e pontos de ouro, formada por um caule onde se entrelaçam vários tipos de flores e folhas deixa ao centro uma reserva lisa. Na parte superior, a moldura é interceptada por uma coroa de espinhos com três pés de flor: um girassol central e duas tulipas, unidos no caule por uma fita entrançada dourada.
Na extremidade inferior, um elemento dourado em forma de pinça (?) intercepta igualmente a composição.
Em ambos os cantos superiores destacam-se os símbolos da paixão: à esquerda a coluna com corda e disciplinas, à direita a esponja, a cana verde, a lança e os cravos.
Nos cantos inferiores podem ler-se as seguintes legendas: "Popule meus, quid fecitibi? Aut in quo contristavi te? Responde mihi" (Oh meu povo, que te fiz? Em que te contristei? Responde-me) , e "Ego te exa tavi magnâ virtúte: Tu me suspendisti in patibulo crucis" (eu te exaltei com magna virtude e tu abandonaste-me no patíbulo da cruz).
Perímetro da peça contornado por aplicação de uma estreita tira de lhama lilás limitada por fio laminado dourado.
Forro de linho laranja.
-
-
-
Incorporação: Transferência/Disposição legal
-