Suporte: Madeira, encaixes e ligações de madeira e com metais - cavilhas (ferro)
Técnica: Entalhamento, samblagem de elementos e douramento sobre boles arménio
Dimensões (cm): Alt. 92,5 x Larg. 1,78 x Prof. 21
Descrição: Peça longitudinal com moldura em forma de arco abatido ao centro; tem aba inferior a simular franja "rendada" com motivos fitomorfes, entalhados, vasados e recortados, num conjunto de sete elementos, tipologia a imitar um lambrequim recortado e avançado em relação ao plano da parede; remate superior em frontão interrompido definido por linhas curvas, términus em dupla voluta ao centro e palmeta de acanto na peça de fecho; sobrepõe grinalda de flores miúdas, recortadas e vasadas na madeira.
De acordo com a morfologia da Capela-mor e dos vãos integrados neste espaço, são ao todo um conjunto de oito sanefas, aplicadas 4 sobre as 4 portas e outras 4 sobre as 4 janelas.
Origem/Historial: Ver a obra de Domingos Maurício "O Mosteiro de Jesus de Aveiro", 1967, Vol.II/1 ,pág. 14: "nas portas e janelas da Capela-mor, oito sanefas ...foram postas em 1779, no tempo de Soror Catarina Joana do Evangelista (1778 . 80) e são devidas a um artista de Aveiro, filho de um pintor Manuel Ferreira e Sousa".
Manuel Ferreira e Sousa “filho” é também autor das sanefas contratualizadas para o Convento de São João Evangelista, sendo as referidas sanefas singulares exemplares em talha dourada do rococó. Nestas foi integrado um mecanismo interno em roldana, essencial para suspender os pesados cortinados. A singularidade destas sanefas fez-se notar na Exposição de Arte Portuguesa em Londres, realizada na Royal Academy of Arts, e patente ao público entre outubro de 1955 e março de 1956.
Incorporação: Transferência Legal do Convento de Jesus de Aveiro
Bibliografia
GONÇALVES, Flávio - "A Talha da Capela da Árvore de Jessé". Porto: Igreja de São Francisco do Porto e seus Autores, 1971