Terrina com travessa
-
Museu: Paço dos Duques
-
Nº de Inventário: PD0271
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: Século 18
-
-
Técnica: Porcelana branca pintada a azul cobalto sob o vidrado
-
Dimensões (cm): Comp. Ter. 33,8 Trav. 37,2 x Alt. Ter. com Tampa 18,5 x Larg. Ter. 19 Trav. 27,3 x Esp. Ter. 0,9 Trav. 0,6 x Prof. Ter. 8 Trav. 4,6
-
Descrição: O conjunto de terrina com travessa está executado numa porcelana branca e leve, coberta com vidrado irregular e azulado, com a aparência típica da casca de laranja, com escorrências no interior da mesma e acumulação de areias e detritos na base.A travessa contem uma pequena reserva rectangular sem vidrado na base.
A terrina é moldada em forma rectangular, bordo saliente, com corpo e tampa de encaixe marcados por três bandas laterais relevadas que convergem na tampa e no bojo até uma base oitavada e bipartida. No bojo duas pegas laterais azuis, em forma de cabeças de coelho.
As duas peças estão pintadas em azul acinzentado sob o vidrado,; a terrina com paisagens fluviais idênticas, sobre fundo montanhoso e arquitecturas em pagode em ambos os lados e a respectiva tampa com com quatro ramos floridos equidistantes, respectivamente de peónias nos topos e de lótus nas laterais, rematada por pega em forma de romã sobre pequenos ramos. Base com dois traços azuis. A travessa contêm quatro ramos floridos centrados de peónias, ameixieiras e crisântemos na aba. Na caleira quatro reservas centradas com pequenos ramos de flores, envoltas em grelha reticulada de quadrifólios. Fundo preenchido com paisagem paisagem bucólica fluvial rodeada de montanhas, com pinheiros e chorões a enquadrar arquitecturas e uma ponte atravessada por dois personagens campestres.
Este conjunto peça faria certamente parte de um serviço para a mesa, cuja presença que se torna progressivamente habitual na vivencia das mesas setecentistas europeias, representando por isto, uma produção em evolução significativa para exportação, nos fornos da china.
-
-
-
Incorporação: Adquiridas a "Baptista & Pinto, Ldª"
-
Bibliografia
- Castro, Nuno de - A cerâmica e a porcelana chinesas. Porto: Editora Civilização, 1992