Pote

  • Museu: Paço dos Duques
  • Nº de Inventário: PD0480
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Cerâmica
  • Autor: Autor desconhecido
  • Datação: Século 17/18
  • Dimensões (cm): Alt. 90 x Diâm. Boca - 22,8 Base - 38 x Esp. 1,3 x Prof. 60,4
  • Descrição: Par de potes de grandes dimensões em forma de balaústre acentuado, bordo arredondado, colo curto e pequeno pé. Executados ao torno, em duas partes cuja união é visível no interior, em porcelana muito branca e espessa, pintados a azul-cobalto sob um vidrado leve, salvo na base marcada por estrias concêntricas. Tampa em forma de cúpula encimada por leão rompante em metal dourado de origem ocidental. A decoração distribui-se em redor dos potes em quatro painéis separados verticalmente por bandas de fundo e contorno azul, preenchidas com padrão de quadrifólios em branco e na horizontal por frisos em lambrequim recortado em folha em que alternam quatro painéis maiores azuis com folhas e crisântemos reservados brancos com quatro painéis menores decorados com ramos de peónias. Os painéis de fundo branco, são decorados com ramos floridos de peónias, lótus, crisântemos e ameixieira, sobre rochedos, acompanhados por borboletas, libelinhas e aves esvoaçantes. Junto à base e no ombro uma cercadura de fundo azul com duplo traço em ziguezague, intervalado por meias corolas de crisântemos reservados brancos. No arranque do colo friso de pétalas de lótus azuis. A Tampa apresenta uma decoração idêntica à do corpo da peça, apenas sem os quatro painéis centrais. Como pega, um leão budista, elevado nos quartos traseiros em posição rompante, em metal posteriormente dourado. Mais uma vez estas peças são portadoras de uma carga simbólica apreciável, expressando claramente, votos de boa sorte ao longo do ano, não só pela presença na decoração dos ramos floridos correspondentes ás quatro estações, como também pela presença de vários insectos, como a borboleta, símbolos de longevidade e renovação ao longo do ciclo da vida . No Topkapi Saray Museum, em Istambul, existe um par de potes, com menores dimensões, com decoração idêntica a estes, salvo nas respectivas tampas, estas com montagens de metal dourado otomanas do século IXI, datados por Regina Krahl para o final do século XVII, inicio do século XVIII.
  • Incorporação: Adquirido a "Antiquália, Ldª"
  • Centro de Fabrico: Fornos de Jingdezhen, Provincia de Jiangxi

Bibliografia

  • CASTRO, Nuno de - A Cerâmica e a Porcelana Chinesas, vol.II
  • KRAHL, Regina, AYERS, John: Chinese Ceramics in the Topkapi Saray Museum Istanbul – A complete Catalogue, III Quing Dynasty Porcelains. Londres, edição associadada Directoria do Topcapy Saray Museum com as Publicaçoes Sothebys, por Philip Wilson Publishers Ltd, 1986.
  • Vd. PIERSON, Stacy – Designs as Signs: Decoration and Chinese Ceramics. London, School of Oriental and African Studies, University of London, Percival David Foundation, 2001.ISBN 0 7286 0327 6

Multimédia

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