Dimensões (cm): Alt. 102 x Diâm. Boca - 24,3 Base - 36,7 x Esp. 0,1 x Prof. 90,4
Descrição: Pote em forma de balaústre, de grandes dimensões, com colo curto, assente em pequeno pé, com anel da base chanfrado, executado em porcelana branca, em três partes cuja união é perceptível no interior, revestida com vidrado incolor brilhante, salvo na base. Totalmente coberto pela tampa em calote com topo plano e sem pega.
Decoração cuidadosamente pintada a azul cobalto sob o vidrado, organizada em quatro registos alternados no corpo da peça, c... Ver maisom dois episódios no que parece ser uma sequencia narrativa; num dos registos, representa-se aparentemente uma cena bucólica em ambiente palaciano tendo no topo de um edifício de pedra, com características ocidentais, entre duplas torres encimadas por cúpulas e exibindo estandartes franjados, com uma personagem feminina ricamente trajada, fala com outra mais abaixo, que carrega uma criança numa faixa atrás das costas, tendo como fundo, nuvens densas em azul profundo entre vasos e objectos preciosos, do tema “As Cem Antiguidades”. Ao lado esquerdo do edifício, dois painéis pintados, quase justapostos, com cenografias de interiores, no lado direito uma personagem feminina parece espreitar o jardim, onde três senhoras passeiam agitando leques, e junto a estas, duas crianças brincam com uma bola, entre sofisticadas cercas, decoradas com o padrão de “gelo estalado” rodeadas por vasos preciosos floridos e peças de mobiliário.
No outro registo, dois cavaleiros galopam entre densas nuvens azuis, de sabres em punho, em atitude guerreira, enquanto num plano superior são observados, por vários personagens masculinos, semi ocultos por um conjunto de cercas e arquitecturas de jardim, semelhantes aos da cena descrita. Em baixo perto de uma ponte, e do que parece ser o acesso do jardim, indiferentes à presença dos guerreiros, as mesmas duas crianças brincam com uma bola, por entre cercas, rodeadas por vasos e mobiliário preciosos. Estes episódios narrativos estão separados entre si na vertical por bandas de ramagens e botões de peónias, simbolicamente ligadas ao tema da beleza feminina e do amor; na horizontal, no ombro, uma cercadura entre dois traços azuis, composta por uma sobreposição de corolas de peónias. Na parte inferior uma cercadura larga, contida por duplos traços azuis, com medalhões circulares, preenchidos de ramagens brancas reservadas azuis sobre um fundo de “gelo estalado”, de onde pendem folhas lobulares, com as mesmas ramagens dos medalhões circulares, separadas por grandes triângulos limitados a traço largo azul. Junto à base, um friso de linhas ziguezagueantes com pequenas flores brancas reservadas em fundo azul. A tampa tem a parede preenchida por duas fiadas de folhas lobuladas e triângulos, que correm desencontradas, tendo entre elas sequências de quatro pequenas flores. No topo, um circulo azul forma um medalhão, onde estão representados alguns objectos, minuciosamente detalhados, do conjunto temático “As Cem Antiguidades”, e dos “Oito Objectos Preciosos”, destacando-se entre eles o vaso com as penas de pavão e o ceptro de ruyi, e o losango, símbolos auspiciosos de prosperidade, vitória e sucesso na cultura budista.