Pote
-
Museu: Paço dos Duques
-
Nº de Inventário: PD0332
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 17
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 46 x Diâm. Boca - 21 Base - 28,1 x Esp. 0,7 x Prof. 44,4
-
Descrição: Pote em forma de balaústre com colo curto rematando em rebordo arredondado. Foi executado ao torno, sendo visíveis as estrias de acabamento no interior e na base, em porcelana branca coberta de vidrado levemente azulado, com excepção das bases.
A decoração é integralmente pintada a pigmento azul-cobalto sob o vidrado e contida por círculos concêntricos. Ao longo do corpo uma ramagem sinuosa preenchida por grandes flores e folhas de lótus, contida entre uma cercadura de motivos em “T”e cabeças de ruyi no ombro, e folhas azuis pontiagudas em volta da base, repetindo-se as mesmas no colo.
Existe um pote com características idênticas, no Topkapi Saray Museum, em Istambul, datado por Regina Krahl para final do século XVII, início do século XVIII.
-
-
-
Incorporação: Adquirido a "Antiquália, Ldª"
-
Centro de Fabrico: Fornos de Jingdezhen, província de Jiangxi
Bibliografia
- CASTRO, Nuno de - A Cerâmica e a Porcelana Chinesas, vol.II
- KRAHL, Regina, AYERS, John: Chinese Ceramics in the Topkapi Saray Museum Istanbul – A complete Catalogue, III Quing Dynasty Porcelains. Londres, edição associadada Directoria do Topcapy Saray Museum com as Publicaçoes Sothebys, por Philip Wilson Publishers Ltd, 1986.