Pote
-
Museu: Paço dos Duques
-
Nº de Inventário: PD0359
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 17/18
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 60,4 x Diâm. Base - 24,8 Boca - 21,5 x Esp. 1 x Prof. 44,5
-
Descrição: Potes em forma de balaústre octogonal com arestas acentuadas e colo alto, assentam sobre pequeno pé com anel. A sua tampa, em forma de cúpula oitavada com aba direita, é encimada por disco plano de onde se eleva a pega em forma de botão pontiagudo com pequeno furo de origem de forma a permitir a saída do ar durante a cozedura.
Forma, com outros dois potes e duas jarras, um conjunto denominado "Guarnição" (ver PD0006con).
O conjunto foi moldado, numa porcelana pesada muito branca e revestido com um vidrado brilhante incolor, excepto no encaixe da aba e da tampa e na base do pé.
A decoração, pintada a azul sob o vidrado, está dividida em oito painéis afrontados, através de cercaduras com enrolamentos de crisântemos e folhas de artemísia contidos entre dois traços azuis, que sublinham a forma octogonal das peças e emolduram os painéis. Estes são preenchidos por ramos de romãzeira, ramos de ameixoeira floridos, peónias arborescentes e ramos de magnólia, todos sobrevoados por aves e/ou insectos. A decoração do gargalo dos potes segue o esquema decorativo do corpo. A tampa retoma a mesma decoração, apresentando a aba uma cercadura diferente com fundo azul e motivos reservados a branco e pormenorizados a azul, que incluem aves como o pavão em alternância com crisântemos. O botão da pega eleva-se pintado com anel de folhas de lótus azuis contornadas num azul mais profundo (Duas tampas idêntica a esta encontram-se na colecção do Tockapi Saray Museum, estando classificadas como pertencendo ao final do séc XVII- começo do séc XVIII. Ver R. Krahl e J. Ayers , vol III(1986),p. 1000,nºinv 2122.).
O pé é decorado por cercadura floral.
-
-
-
Incorporação: Adquirido a "Antiquália, Ldª"
-
Centro de Fabrico: Fornos de Jingdezhen, província de Jiangxi