Poncheira
-
Museu: Paço dos Duques
-
Nº de Inventário: PD0088
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 24,6 x Diâm. Boca - 52,1 Base - 27,1 x Esp. 0,7 x Prof. 21
-
Descrição: Grande taça, funda, circular, com bordo direito e pé pequeno, de porcelana branca revestida a vidrado levemente anilado.
Decorada a ouro e castanho com contornos a vermelho ferro. Ao centro, no interior, um medalhão requintado com folhas e flores lótus brotando da agua, sugerida por traços. O bordo é contornado por duplo traço vermelho ferro, de onde pendem tanto na parede interior como na exterior, composições de aletas a ouro perfiladas a vermelho ferro. No exterior, quatro fiadas de grandes pétalas de lótus, desenhadas a vermelho, sombreadas a rosa pálido, verde limão, azul turquesa, muito claro, e branco, com delicados veios incisos, que funcionam como fundo decorativo, para três grandes reservas com ramo florido envolto em grinalda de parras, alternando com pares de reservas semelhantes, mas menores e simplificadas. Pequenos ramos de lótus, castanhos, vermelhos e dourados surgem nas intercepções das pétalas nos intervalos livres de reservas.
Este tipo de decoração em “coroa de Lótus” seria certamente popular para todos os mercados durante o século XVIII, com as suas variantes aplicadas tanto em peças de conjunto como estas, como em serviços para chá, em que por vezes o molde do bule toma a forma do lótus, como podemos observar pela sua presença frequente nas colecções institucionais e privadas no mundo.
Encontram-se no Topkapi Saray Museum, em Istambul, no núcleo das peças ditas da “família rosa” três peças idênticas a esta – três taças grandes (ditas Poncheiras) e uma base, ou travessa circular - datadas de c. 1745-1765. Esta mesma colecção contém outros exemplares desta decoração em lótus, apenas com ligeiras variações a nível da cor e dos motivos secundários.
-
-
-
Incorporação: Adquirida a "Antiquália, Ldª"
-
Bibliografia
- CASTRO, Nuno de - A Cerâmica e a Porcelana Chinesas, vol.II
- GUEDES, Rui - Companhia das Índias - Porcelanas. Lisboa: Bertrand, 1995
- KRAHL, Regina, AYERS, John: Chinese Ceramics in the Topkapi Saray Museum Istanbul – A complete Catalogue, III Quing Dynasty Porcelains. Londres, edição associadada Directoria do Topcapy Saray Museum com as Publicaçoes Sothebys, por Philip Wilson Publishers Ltd, 1986.
- CARSWELL, John: FLORA & FAUNA- A Collection of Quing Dynasty Porcelain. Londres, Catálogo de Exposição da Jorge Welsh Oriental porcelain,Tradução de Isabel Stilwell, (s.d.). Depósito Legal 187652/02