Os Quatro Continentes ou O Triunfo da Igreja Católica (alegoria)
-
Museu: Paço dos Duques
-
Nº de Inventário: PD0484
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18
-
Suporte: Tela
-
Técnica: Óleo
-
Dimensões (cm): Alt. 136,5 x Larg. 183
-
Descrição: Representação de uma alegoria alusiva aos quatro continentes. Podemos ver quatro figuras femininas, cada uma representando um continente. A figura central representa a Europa contendo na sua mão direita uma arquitectura europeia que pode representar a Igreja e o seu poder, e na mão esquerda uma jarra donde saem frutos como uvas e maçãs. Está vestida com um manto castanho preso por fivelas com pedras preciosas, e um vestido de cor vermelha, azul e branca, tendo calçados nos pés sandálias douradas e na cabeça uma coroa de ouro engastada de pedras preciosas. Está com a cabeça voltada para a esquerda para outra figura feminina que representa a Ásia, que está vestida com uma toga branca de fio de ouro que lhe tapa o ombro direito e desnuda o esquerdo com uma fiada de pérolas como alça, e com o cabelo enfeitado de flores como camélias e flores de cerejeira, típicas do Extremo Oriente. O seu braço esquerdo tem uma pulseira de ouro com pedras preciosas e segura nas suas mãos um turibulo de onde sai fumo de incenso. Ao lado direito de Europa estão duas figuras femininas, sendo uma de cor negra e desnuda, representado África com o olhar virado na direcção oposta à de Europa, tendo nas suas mãos um escorpião e uma seta de penas brancas, na sua cabeça está um chapéu com a forma de cabeça de um elefante com presas de marfim. A outra figura representa a América estando de costas para a Europa, olhando de frente África. Tem nas costas pendurado uma aljava de pele com incrustações de ouro contendo setas de penas brancas.
Está vestida com um manto branco que apenas lhe tapa parte do braço esquerdo e tem na cabeça plumas de pavão. O fundo é azul com aspecto de amanhecer. A tela pode representar o poder da Igreja face às restantes culturas dos outros continentes.
Este tipo de tema era comum na Contra-Reforma, sobretudo nas igrejas jesuítas para lembrar aos outros o poder da Igreja Católica, sendo por isso que a Ásia é a única que presta vassalagem com um turibulo, porque a grande missão de cristianização dos jesuítas foi no Extremo Oriente.
-
-
-
Incorporação: Adquirida a "Antiquália, Ldª"
-