Dimensões (cm): Alt. 53 (s/moldura) x Larg. 40,5 (S/moldura)
Descrição: Reza a tradição que São Lucas foi o autor das três primeiras representações iconográficas da Virgem com o Menino, sendo que, numa delas, conhecida como a Virgem da Ternura, Mãe e Filho são apresentados encostando os rostos com afeto. Nesta pintura, a ternura entre Mãe e Filho está bem patente no unir dos rostos, na mão do Menino que afetuosamente a pousa junta ao rosto da Mãe e na mão da Virgem que O ampara. Ambos irradiam luz e olham para nós, concedendo-nos a sua divina proteção. O Menino está nu, aconchegado ternamente pela Mãe dentro de um pano branco. A Senhora enverga veste de cor vermelha, caindo-lhe sobre a cabeça e os ombros um manto de cor azul escuro, debruado a ouro. Mãe e Filho encontram-se coroados, simbolizando deste modo a sua divina realeza.
Incorporação: Peça pertencente ao Palácio Nacional da Ajuda e depositada no Paço dos Duques de Bragança, em 1960. (veja-se «Cadrastro dos bens do dominio público», organizado pelo Conservador Acácio de Azevedo).
Bibliografia
RÉAU, 1957 Louis Réau - Iconographie de l'Art Chrétien: Nouveau Testament. Vol. 2. Paris: Presses Universitaires de France, 1957.