A Virgem e o Menino coroados

  • Museu: Paço dos Duques
  • Nº de Inventário: PNA 66702
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Pintura
  • Autor: Autor desconhecido (-)
  • Datação: Século 18
  • Suporte: Tela
  • Técnica: Óleo
  • Dimensões (cm): Alt. 53 (s/moldura) x Larg. 40,5 (S/moldura)
  • Descrição: Reza a tradição que São Lucas foi o autor das três primeiras representações iconográficas da Virgem com o Menino, sendo que, numa delas, conhecida como a Virgem da Ternura, Mãe e Filho são apresentados encostando os rostos com afeto. Nesta pintura, a ternura entre Mãe e Filho está bem patente no unir dos rostos, na mão do Menino que afetuosamente a pousa junta ao rosto da Mãe e na mão da Virgem que O ampara. Ambos irradiam luz e olham para nós, concedendo-nos a sua divina proteção. O Menino está nu, aconchegado ternamente pela Mãe dentro de um pano branco. A Senhora enverga veste de cor vermelha, caindo-lhe sobre a cabeça e os ombros um manto de cor azul escuro, debruado a ouro. Mãe e Filho encontram-se coroados, simbolizando deste modo a sua divina realeza.
  • Incorporação: Peça pertencente ao Palácio Nacional da Ajuda e depositada no Paço dos Duques de Bragança, em 1960. (veja-se «Cadrastro dos bens do dominio público», organizado pelo Conservador Acácio de Azevedo).

Bibliografia

  • RÉAU, 1957 Louis Réau - Iconographie de l'Art Chrétien: Nouveau Testament. Vol. 2. Paris: Presses Universitaires de France, 1957.

Exposições

  • Natal na Colecção do Paço dos Duques

    • Guimarães, Paço dos Duques
    • 1/12/2009 a 10/1/2010
    • Exposição Física
  • Peça do Mês

    • Guimarães, Paço dos Duques
    • 2/12/2013 a 31/12/2013
    • Exposição Física

Multimédia

  • 3827.jpg

    Imagem
  • 1196.jpg

    Imagem
  • 1197.jpg

    Imagem
  • 1198.jpg

    Imagem
  • 1199.jpg

    Imagem
  • 1200.jpg

    Imagem