Dimensões (cm): Alt. 88 (s/moldura) x Larg. 70,5 (s/moldura)
Descrição: Pintura a óleo sobre tela, disposta na vertical e representando São José com o Menino Jesus, os quais se destacam ao centro de um fundo negro ocupando a quase totalidade do espaço pictórico.
Do lado esquerdo a figura de um José adulto mas ainda jovial, o qual mostra um olhar terno e complacente.
José apresenta-se de perfil a ¾ para esquerda e com a cabeça inclinada para o mesmo lado. Mostra rosto de feição oval marcado por testa alta; olhos grandes e negros, emoldurados por sobrancelhas finas em castanho; nariz comprido e afilado sendo mais largo na base; boca pequena, definida por lábios carnudos e avermelhados, perdidos entre um bigode e uma barba rala e bífida em tons de castanho-escuro tal como os cabelos compridos que quase se fundem com o negro do fundo do quadro.
Tem sobre os ombros um manto castanho dourado e por baixo uma túnica escura da qual pouco se percepciona. No colo acomoda sobre as mãos, subtilmente colocadas uma sobre a outra e ainda sobre uma pele de cordeiro colocada sobre o antebraço direito o corpo do Menino. Entre os dedos da sua mão direita segura ainda um ramo de açucenas brancas floridas.
A figura do Menino impõe-se à representação de José. É o corpo e rosto de uma criança que se apresenta parcialmente desnudada apenas coberta de forma estratégica por um panejamento em tons de castanho.
Está sentado de perfil a ¾ para esquerda com os pés cruzados e o braço direito ligeiramente afastado do corpo ensaiando com a mão delicadamente entreaberta um gesto fraterno de acolhimento.
A cabeça inclinada para a esquerda está coroada por cabelos curtos encaracolados em tons de castanho dourado. O rosto rechonchudo mostra olhos negros emoldurados por sobrancelhas finas; nariz pequeno e apontado e boca pequena com lábios miúdos e cerrados; o queixo é proeminente a as faces cheias mostram-se rosadas. O olhar, dirigido para baixo, meio perdido é terno mas algo melancólico.
Não mostra assinatura.
Trata-se de uma pintura de composição centralizada com luz filtrada, incidindo com mais força sobre a figura do Menino como forma de destaque à maneira barroca.
A paleta é reduzida, pouco contrastante e velada, sobressaindo mais uma vez a lividez da figura do Menino e o branco das açucenas. No pormenor das açucenas bem como no semblante dos rostos poses e gestos percepciona-se ainda a grande delicadeza e mestria do pintor.
A pincelada é cheia e larga e a base da representação o desenho linear com recurso à perspectiva. O modelado é cuidado e resultante de um bom tratamento de claro-escuro.
O tratamento fisionómico e anatómico demonstra boas e equilibradas proporções, mas individualmente, sendo no conjunto contraditório, visto que o corpo do Menino é demasiado grande em relação ao corpo de São José. Poderá ter sido intencional da parte do pintor para mais uma vez conferir maior destaque à figura do Menino.
Origem/Historial: Proveniência - Oferta do Visconde Júlio de Castilho
Incorporação: Proveniente do Museu Nacional de Arte Antiga, 1956.
Valor de inv. 5000$00.