Guarda-joias
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 750
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Vidros
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1862/1891
-
-
Técnica: Vidro soprado, moldado; metal cinzelado, moldado.
-
Dimensões (cm): Alt. 37 (incluíndo cordão)
-
Descrição: Caixa de forma ovoide seccionada na horizontal; debruada a metal dourado com fecho em forma de laço, dobradiça do lado oposto e 2 argolas, uma de cada lado; a parte inferior constitui a caixa propriamente dita e a parte superior a tampa; vidro opalino branco; nas extremidades, elementos decorativos em metal dourado com esferas suspensas. As 2 argolas em metal fixam um cordão de seda creme com 2 borlas.
-
-
Origem/Historial: Segundo o inventário judicial do PNA, esta peça encontrava-se no piso térreo, Sala Azul. Está desrito como: "Ovo de cristal fosco, que se abre, tendo nas extremidades e ao centro ornatos de metal dourado, podendo suspender-se por um cordão de seda, em borlas que enfia por duas argollas laterais"
Referência a esta peça em documentação existente no arquivo do PNA:
- Na Relação de Objectos da Sala Azul de 21 de Agosto de 1891: "Ovo de porcelana com cordões de seda".
- Em documento de 10 de Fevereiro de 1898: "Inventário da Sala Azul/ Armário Grande/ 1 ovo de cristal fosco com effeites dourados e cordões de seda".
Esta peça consta na lista de bens trazidos pela rainha D. Maria Pia, por ocasião do seu casamento com D. Luís em 1862: "41/ 31 Um ovo de alabastro guarnecido com bronze suspenso num cordão de seda" (Ministério da Real Casa , Reino de Itália, nº5171 / Livros e outros efeitos(bens) da titularidade de S. M. a Rainha de Portugal Maria Pia, expedidos para Lisboa a 27 de Setembro 1862/ Rol dos Efeitos [bens] da titularidade de S.M. a rainha de Portugal Maria Pia)
-
Incorporação: Casa Real
-
Centro de Fabrico: França
Bibliografia
- APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 1, 1911