Dimensões (cm): Alt. 11,5 x Diâm. 10,6(copa); 7(bsae)
Descrição: Vaso transparente de tom violeta (amattista). Base circular ligeiramente concava; forma globular com colo demarcado abrindo ligeiramente para fora. Duas pequenas asas circulares que assentam sobre a parte superior do bojo e que estão decoradas por fios de vidro transparente incolor e dourado trabalhados à pinça e de recorte ondulante.
Secção superior do bojo e inferior do colo com aplicação de 2 fios de vidro do mesmo tom violeta que ladeiam 2 cabeças de leão (o leão de São Marcos, símbolo da cidade de Veneza) em vidro transparente incolor e dourado e 12 protuberâncias, colocadas 3 a 3 de cada lado das cabeças de leão. As protuberâncias são em vidro transparente incolor, sendo 4 delas douradas. Laivos em branco opaco a sugerir ramagens ao longo do bojo.
Etiqueta com número de inventário judicial no bojo.
Origem/Historial: Segundo o inventário judicial do PNA, esta peça encontrava-se na denominada Sala Verde no Piso térreo.
De acordo com fatura de 1888 terá sido comprado na Compagnia Venezia Murano em Veneza:"1 vasetto amatista" ( ANTT, CR, Cx.6979, fatura datada de 7 de Outubro de 1888 )
Há um vaso do mesmo modelo na coleção da Universidade de Stanford, da Casa Salviati &Co datada de entre 1890-1913 (http://cantorcollections.stanford.edu/Obj10330?sid=773&x=18288).
Incorporação: Casa Real
Centro de Fabrico: Murano. Veneza. Itália.
Bibliografia
APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 2, 1911
"Ricordo di Venezia. Vidros de Murano da Casa Real Portuguesa", catálogo da exposição, Imprensa Nacional Casa da Moeda e Palácio Nacional da Ajuda. Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa, de julho a novembro de 2015.
Exposições
"Ricordo di Venezia. Vidros de Murano da Casa Real Portuguesa"