Técnica: Vidro soprado. Trabalhado à pinça?Douragem (Gilding)
Dimensões (cm): Alt. 22,5 x Diâm. 6,4
Descrição: Jarra piriforme, assente sobre 3 pés de vidro trabalhados à pinça e terminados em voluta. Reverso, ao centro, com aplicação de botão. Bojo decorado quase na integra por malha losangonal de acordo com a técnica muranesa "ballottòn". Bojo decorado por alguns filamentos em branco opaco e por aplicação de dourado de forma não homogénea.
Jarra em vidro transparente azul com pés, botão e malha em vidro transparente incolor.
Origem/Historial: Segundo o inventário judicial do PNA, Vol 8, Fl 2646 esta peça encontrava-se na sala contígua ao Atelier de Pintura com a seguinte descrição (Biblioteca):" Floreira de cristal de Veneza, de trez pés ornamentados, brancos, e o resto com um tom azulado, laivos brancos e dourados, com uma rede de malhas largas, com relevo, por onde sahem pertuberancias do bojo...". Esteve presente a esta inventariação o Sr. Pedro Moura Dias, particular da Rainha.
Referência a esta taça na "Relação de Objectos Pertencentes ao Palácio e à Rainha D. Maria Pia. 10 de Julho de 1891" (arquivo do PNA, cota 9.5.1., caixa 1, doc. 1184): "Atelier/ Taça de vidro de Veneza azul com rede por fora a ouroA coleção Rossella Junck possui um copo com decoração em malha de vidro incolor, datado de 1890. da casa Testolini.
Incorporação: Casa Real
Centro de Fabrico: Murano. Veneza. Itália.
Bibliografia
APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 8, 1912.
BOVA, Aldo; JUNK, Rossela; MIGLIACCIO, Rossela, "The Colours of Murano in the XIX Century", Arsenale et Junck, 1999.
"Ricordo di Venezia. Vidros de Murano da Casa Real Portuguesa", catálogo da exposição, Imprensa Nacional Casa da Moeda e Palácio Nacional da Ajuda. Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa, de julho a novembro de 2015.
Exposições
"Ricordo di Venezia. Vidros de Murano da Casa Real Portuguesa"